Crea-PE

Crea-PE inicia processo de renovação do terço do Plenário

Profissionais com mais de um registro devem optar por título e entidade que irá representá-lo em 2026

O Crea-PE realiza todos os anos a troca de um terço dos conselheiros indicados por entidades de classe e instituições de ensino com registro ativo no Conselho. O objetivo é garantir a diversidade no Plenário do Conselho. Para dar início ao processo, o profissional com mais de um título e registro em mais de uma entidade deve escolher, até 26 de julho, tanto o título quanto a entidade que irá representá-lo em 2026.

A opção é feita através do Sitac. Ao se logar na plataforma, o profissional será informado se tem mais de um registro profissional ou participa de mais de uma entidade. Nesses casos, ele será orientado a optar. Segundo a Comissão Permanente de Renovação do Terço, a escolha é apenas para o processo de renovação e não altera os registros de títulos cadastrados e atribuições no Crea-PE. 

Na prática, um engenheiro civil com registro em duas entidades: Senge e Ibape-PE deve fazer a opção de qual entidade o representará. No segundo caso, um engenheiro civil e de segurança do trabalho terá que escolher por qual categoria será representado. Caso o profissional não faça a opção, o Crea irá considerar a categoria e modalidade correspondentes ao primeiro título de seu registro. Se não houver escolha da entidade, o Conselho não irá considerar nenhum vínculo.

A opção pela categoria e entidade representativa é importante porque vai definir os assentos no Conselho pela Comissão de Renovação do Terço. Para compor o terço, a comissão considera a proporcionalidade entre os profissionais de nível superior associados às entidades de classe e o número de representações de cada categoria e modalidade profissional.

Em caso de dúvidas, os profissionais poderão entrar em contato com a secretária da Comissão de Renovação do Terço, Rosely Queiroz, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo fone: (81) 99113-0794.

Pular para o conteúdo