Crea-PE

Crea-PE inscreve participantes para o 3º Seminário Pernambucano de Arborização Urbana

 

Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para o 3º Seminário Pernambucano de Arborização Urbana. O evento acontecerá em Petrolina, terra da uva e do vinho, entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro. O objetivo do encontro, realizado no Sertão do Estado, é difundir conhecimento, discutir e trocar experiências sobre assuntos relacionados à arboricultura.
 
Para participar, os interessados precisam preencher a ficha de inscrição disponível no site do Crea-PE (www.creape.org.br), na sede ou inspetorias, e realizar o pagamento. O valor da inscrição é de R$ 20 para profissionais e R$ 10 para estudantes.
 
Promovido em uma das maiores cidades do interior pernambucano, onde se concentra um grande número de profissionais da área da agronomia, o seminário também se propõe a debater a busca da responsabilidade dos gestores públicos no manejo adequado dentro das normas e padrões técnicos científicos para a arboricultura.
 
Temas como a inserção da educação ambiental na arboricultura, manejo integrado entre árvores e rede elétrica, acessibilidade e licenciamento ambiental serão abordados no encontro por profissionais renomados de órgãos públicos e privados de Pernambuco e outros estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
 
Outro assunto que ganhará destaque na discussão promovida pelo evento será o Novo Código Florestal. “Fechamos também a participação de profissionais da biologia, doutores e pesquisadores. Teremos representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) para apresentar o notável Programa Premiar, do Centro de Educação Ambiental do Rio Grande do Sul e da Fundação de Parques e Jardins da Prefeitura do Rio de Janeiro”, disse o coordenador da Comissão de Meio Ambiente do Crea-PE, Tadeu Pontes.
 
O Seminário de Arborização Urbana é uma realização da Comissão Permanente de Meio Ambiente (CPMA) do Crea-PE, em parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pernambuco (AEAPE). O evento tem por interesse reunir profissionais da região na área da agronomia, gestores públicos e estudantes para a discussão do manejo correto e harmônico da arborização urbana.
 
Serviço:
3º Seminário Pernambucano de Arborização Urbana
Dias 31/08, 01 e 02 de setembro
Local: SEST/SENAT – Rua Zito de Souza Leão, 10, Km 02, Petrolina – PE
 
Programação:
 
31/08/11 – Quarta-feira
 
19h30 – Cerimônia de Abertura – Júlio Lóssio, Prefeito do Município de Petrolina; Geraldo Francisco Júnior, Secretário de Meio Ambiente de Petrolina; Eng. Civil Arnaldo Cardim de Carvalho Filho, Presidente em exercício do CREA-PE; e Eng. Agrônomo Tadeu Viana de Pontes, Coordenador da CPMA do CREA-PE e Diretor de Gestão da SBAU.
 
20h15 – Palestra Magistral A Importância e Participação da SBAU no contexto da Arboricultura Urbana – Eng. Agron. Prof. e Msc José Ricardo Martins da Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU.
 
21h – Coquetel
 
01/09/11 – Quinta-feira
 
08h – Credenciamento
 
08h45 – Palestra Manejo da Arborização nas Cidades – Acessibilidade/Serviços Públicos – Eng. Florestal Alessandra Cristina de Oliveira G. Veloso, da Fundação de Parques e Jardins da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
 
09h30 – Palestra Programa PREMIAR – CEMIG – Programa Especial de Manejo Integrado de Árvores e Redes Elétricas – Carlos Alberto de Sousa, coordenador do Programa – MG
 
10h15 – Coffee Break
 
10h30 – Palestra A Poda das Árvores Urbanas e o Processo de Compostagem Otimizada – administrador Rogério Ribeiro, diretor da Sanvale Gestão Ambiental e Sanpack Logística Reversa Ambiental Ltda, Petrolina-PE.
 
11h15 – Palestra Institucional da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema, por Luiz Fernando Cavalcanti de Albuquerque, supervisor da Mútua em Pernambuco
 
11h30 – Debate
 
12h – Almoço – Livre
 
14h – Palestra Utilização da Irrigação em Áreas Verdes – Eng. Agrônomo Urbano da Costa Lins, Inspetor Coordenador da Inspetoria Regional de Petrolina.
 
14h45 – Palestra Educação para o Desenvolvimento Sustentável – Um Novo Olhar para a Arborização Urbana, biólogo, Msc e Doutor Marco Aurélio Locateli Verdade, diretor do Centro de Educação Ambiental; e a bióloga e pedagoga, Tatiani Roland Szelest, coordenadora do Programa de Educação Ambiental, ambos do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul.
 
16h – Coffee Break
 
16h15 – Palestra Os Impactos do Novo Código Florestal, Eng. Florestal Marcílio Viana Luna Filho, presidente da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais – APEEF
 
17h – Palestra Institucional do SENGE-PE – Sindicato dos Engenheiros do Estado de Pernambuco, Eng. Civil Gaio Camanducaia Fernandes Barrocas, diretor Regional Metropolitano
 
17h20 – Debate
 
18h – Jantar – Livre
 
02/09/11 – Sexta-feira
 
08h – Mesa Redonda sobre Licenciamento Ambiental, Eng. de Pesca, Msc. Doutor Renaldo Tenório de Moura, presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco – AESPE e gerente da Divisão de Gestão Ambiental da CHESF; e o Eng. de Pesca, Msc. Assis Lins de Lacerda Filho, Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – CPRH
 
10h – Coffee Break
 
10h15 – Mesa Redonda sobre Licenciamento Ambiental, Geraldo Francisco Júnior, secretário de Meio Ambiente de Petrolina.
 
11h – Palestra Institucional da Construtora Norberto Odebrecht S/A.
 
11h30 – Debate
 
12h – Almoço – Livre
 
14h – Palestra Tecnologia da Informação/Meio Ambiente – TI Verde, Rolmes Medeiros de Carvalho Júnior – PSS/IBM
 
14h30 – Carta de Petrolina
 
15h30 – Encerramento
 
Vanessa Bahé
ASC Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo