Crea-PE

Congressos Brasileiro de Agronomia e Panamericano de Engenheiros Agrônomos acontecem em setembro

A Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confeab) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão (AEAMA) realizam, de 6 a 9 de setembro de 2011, em São Luís (MA), o XXVII Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) e o IV Congresso Panamericano de Engenheiros Agrônomos (IV CONPIA).

O Brasil se consolida cada vez mais como grande produtor e se destaca na produção e comercialização mundial de alimentos, fibras e biomassa. Nesse panorama, os desafios da Engenharia Agronômica ficam bem mais complexos e amplos. Assim, necessário se faz traçar um modelo de sustentabilidade, que harmonize a produção econômica, o equilíbrio ambiental e responsabilidade social.
 
Além de ser hoje reconhecido nos quatro cantos do planeta como o único celeiro de alimentos da zona tropical, o Brasil conta com uma matriz energética limpa e renovável. A agricultura de baixo carbono praticada no País incorpora práticas amigas do ambiente e mitigadoras da emissão dos gases de efeito estufa. As ações são dirigidas para recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura, pecuária e silvicultura, sistema de plantio direto na palha e fixação de nitrogênio. Junto com a produção de alimentos paralelamente se expande o reflorestamento e a agroenergia.
 
De acordo com o presidente da Confaeab, Levi Montebelo, uma janela de oportunidades inéditas se abre para a agricultura nacional nos próximos anos e décadas. O papel crucial para catalisar esse processo esta centrado nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Isso passa por desenvolver e fortalecer a capacidade empreendedora existente no campo. A agronomia deve estender e andar de mãos dadas para fomentar a tecnologia e melhorar a qualidade de gestão nas atividades agropecuárias.
 
 
Mais informações no site www.aeac.agr.br
 
Com informações da ASC do evento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content