Crea-PE

Crea-PE lança campanha de fiscalização de hospitais e realiza visita técnica ao Hospital da Restauração

Iniciativa marcou ação conjunta dos Conselhos Regionais do Nordeste, que deflagraram operação conjunta nesta terça-feira (5), o chamado Dia D

O Hospital da Restauração foi o palco do lançamento da Campanha de Fiscalização deflagrada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), em conjunto com os Creas do Nordeste. O evento, chamado de Dia D, aconteceu no auditório do HR, na manhã desta terça-feira (5). No final da manhã, uma equipe do Crea-PE fez uma visita técnica às instalações da unidade hospitalar.

A ação é a primeira de um cronograma que será montado pelo Conselho para futuras vistorias nas instalações do HR. O Crea-PE vai realizar uma verificação dos terceirizados, das empresas de engenharia contratadas, das Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs – documento que qualifica o profissional das engenharias, agronomia e geociências para a execução de um trabalho) dos profissionais responsáveis por cada uma das modalidades presentes no hospital.

Na ação desta terça-feira foi feito um trabalho de reconhecimento das dificuldades operacionais, dos equipamentos instalados no hospital. Uma atividade educativa. Assim classificou o diretor do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo dos Santos Júnior. “Isso é extremamente importante. Deveria ser regular, porque com parceria a gente consegue vencer os obstáculos e não só vir no caso de situações extremas”, pontuou o diretor. Ele ainda destacou: prevenir ao invés de deixar acontecer.

O diretor do HR apontou como maiores dificuldades, enquanto instituição, o fato de ser um hospital antigo, com quase 60 anos de construção. “Você imagina incorporar a tecnologia de hoje numa estrutura construída há 60 anos. O número de leitos, quando foi inaugurado era 330 e hoje são 830. A configuração da capacidade projetada é quase três vezes.”

“O Crea é uma instituição de 88 anos que não pode ficar entre quatro paredes. O Conselho tem a responsabilidade com a engenharia, agronomia e a geociência. Tem que ter participação no dia a dia dos hospitais, dessa infraestrutura que tem engenharia não só na edificação, nas paredes, mas em toda a estrutura tecnológica. Tudo isso passa pelas engenharias, agronomia e geociências”, enumerou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, destacando: “nós queremos dar nossa contribuição para servir melhor à população”.

“No universo do hospital tem o profissional da saúde, mas também tem o profissional da engenharia”, ressaltou Lucena, afirmando que esse será o primeiro passo de uma grande caminhada que é preciso fazer com todos os hospitais de Pernambuco.

O evento começou com a formação da mesa, composta por Adriano Lucena, por Miguel Arcanjo, além de Tadeu Henrique Calheiros, representante das Entidades Médicas; Giselle Cristina Leite Raposo, da diretoria regional da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar de Pernambuco (ABDEH-PE); e Mário Jorge Lobo, vice-presidente do Cremepe (Conselho Regional de de Medicina de Pernambuco).

Na sequência, a gerente de fiscalização do Crea-PE, Flávia Assunção, explicou à plateia, composta por representantes de entidades médicas, de unidades hospitalares e estudantes, a Campanha Fiscalização Hospitalar, realizada conjuntamente pelos Creas do Nordeste. Desde as etapas de ações educativas, junto às unidades hospitalares, ao cronograma de visitas que está sendo construído pelo Crea-PE. O objetivo é fiscalizar todos os 316 hospitais públicos e privados identificados pelo Conselho no Estado até o fim do ano.

Após a apresentação da campanha, foi a vez da palestra “A Engenharia como promotora da Qualidade e Segurança dos Serviços de Saúde”, proferida por Florêncio Absalão, coordenador do Comitê de Modernização e Gestão do Crea-PE. Ele destacou a importância da manutenção para o bom funcionamento dos equipamentos hospitalares. Absalão irá formatar, com um grupo de engenheiros voluntários, um plano de manutenção predial e uma inspeção, que começa no próximo sábado (9), no HR. A expectativa é que este plano seja concluído em dois meses.

Após a palestra, foi aberto espaço para um debate, conduzido pelo gerente de Integração e Excelência do Crea-PE, Ivan Carlos Cunha. Os participantes tiram dúvidas sobre o papel do Crea-PE nas fiscalizações, competências, cujas respostas foram dadas pelo próprio Ivan Carlos Cunha, além de Florêncio Absalão e Flávia Assunção.

NO NORDESTE
A campanha capitaneada pelos Creas do Nordeste destaca que os estabelecimentos assistenciais de saúde necessitam oferecer um elevado padrão de atendimento ao paciente. Para isso, prédios e equipamentos devem estar em perfeitas condições de funcionamento de maneira a proporcionar aos pacientes as condições necessárias para o seu restabelecimento e conservação de sua vida.

Diante disso, as áreas das engenharias, agronomia e geociências têm participação fundamental na qualidade, segurança, desempenho, implantação, instalação, manutenção, treinamento no manuseio de equipamentos e da infraestrutura hospitalar. Neste cenário, o papel do Crea é verificar, orientar e fiscalizar, dentre as atividades dos profissionais do sistema Confea/Crea, os serviços que estão compreendidos no ambiente hospitalar.

Em cada estado, simultaneamente, as equipes de fiscalização visitarão as unidades de saúde. A ação tem como objetivo combater o exercício ilegal da profissão nos casos da instalação e manutenção de máquinas e aparelhos utilizados diariamente por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos radiologistas, entre outros, além dos pacientes.

Os fiscais dos Creas fiscalizarão as instalações e manutenções desses equipamentos para identificar se as obras ou serviços estão sendo realizados por profissionais e empresas registradas nos Conselhos de seus respectivos estados. A instalação e a manutenção dos equipamentos hospitalares têm que ser feitas com a Responsabilidade Técnica de engenheiros devidamente registrados nos Creas para garantir a segurança dos cidadãos que vão utilizá-los.

Pular para o conteúdo