Encontro preparatório do 11º CEP-PE em Arcoverde, próxima quarta-feira (13)

Profissionais das engenharias, agronomia e geociências poderão contribuir com propostas em prol das categorias e bem-estar da sociedade em evento promovido pelo Crea-PE

Arcoverde, no Sertão pernambucano, será a quinta cidade a receber o encontro microrregional preparatório para o 11º Congresso Estadual de Profissionais. O evento acontece nesta quarta-feira (13), a partir das 18h, e será realizado na AESA (Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde). O encontro é uma oportunidade dos profissionais das engenharias, agronomia e geociências contribuírem com propostas em prol das categorias e bem-estar da sociedade.

Para participar do encontro, os profissionais precisam se inscrever. A ficha de inscrição está disponível neste link. O objetivo do projeto é debater assuntos relativos a três eixos temáticos: Inovação Tecnológica, Infraestrutura e Atuação Profissional.

No total, estão programadas 17 edições dos encontros microrregionais preparatórios. As reuniões acontecem em todas as cidades que possuem inspetorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE).

Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) promove a cada três anos o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação.

A discussão dessas políticas terá a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”.

Após o encontro em Arcoverde, os próximos eventos serão em Santa Cruz do Capibaribe (14) e Caruaru (15). Na programação, haverá também um encontro preparatório no Recife para reunir profissionais vinculados às entidades de classe. Será realizado a partir das 18h, no dia 18 de julho, no auditório da sede do Conselho, no Recife.

Concluídos os encontros preparatórios microrregionais, acontece nos dias 26 e 27 de agosto, em local a ser definido, o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-PE). Nessa etapa serão eleitos os delegados regionais e sistematizadas as propostas que serão defendidas por Pernambuco no Congresso Nacional de Profissionais, que acontecerá em Goiânia (GO), entre os dias 6 a 8 de outubro.

É bom destacar que, diante do aumento dos casos de Covid-19 no Estado e, por precaução, será exigida a apresentação do comprovante de vacinação. Também será obrigatório o uso de máscara durante o evento. A AESA fica na Avenida Gumercindo Cavalcante, 420, no bairro de São Cristóvão, em Arcoverde.