Crea-PE lança campanha de fiscalização de hospitais

Lançamento acontece na próxima terça-feira (5), num evento simultâneo com os Creas do Nordeste, chamado de “Dia D”

O hospital é um local onde as pessoas vão se tratar, cuidar da saúde. Mas quem cuida da saúde da estrutura destes locais? Pensando na segurança destes ambientes, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) determinou que os conselhos regionais, os Creas, adotem diretrizes para ampliar a fiscalização em empreendimentos que demandam serviços de engenharia, agronomia e geociências com o objetivo de proteger a vida, a exemplo dos hospitais. A meta é fiscalizar 100% das unidades hospitalares do País.

Este foi o ponto de partida para a criação do Dia D, onde os Creas do Nordeste vão realizar uma fiscalização simultânea nos nove Estados. A iniciativa foi criada pelo Fórum de Presidentes dos Conselhos do Nordeste, como forma de unificar estas ações de fiscalização. O evento conjunto será realizado em 5 de julho.

O Crea-PE lançará a campanha de fiscalização hospitalar no Hospital da Restauração, maior hospital público da Região Nordeste, além de referência nas áreas de trauma, neurocirurgia, cirurgia bucomaxilofacial, neurologia, cirurgia geral, clínica médica e ortopedia.

O evento acontece no auditório do HR com palestras e a apresentação de um plano de ação das fiscalizações programadas para todo o Estado. Abertura acontece às 8h30, com a presença de: Adriano Lucena, presidente do Crea-PE; Miguel Arcanjo dos Santos Júnior, diretor do Hospital da Restauração; Tadeu Henrique Calheiros, representante das Entidades Médicas; e Giselle Cristina Leite Raposo, diretoria regional Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar de Pernambuco (ABDEH-PE).

Logo após, às 9h é feito o lançamento da “Campanha Fiscalização Hospitalar”, com a gerente de Fiscalização Crea-PE, Flávia Assunção. Na sequência, acontece, às 9h30, a palestra “A Engenharia como promotora da Qualidade e Segurança dos Serviços de Saúde”, proferida por Florêncio Absalão, coordenador do Comitê de Modernização e Gestão do Crea-PE.

Às 10h será realizado um debate, coordenado pelo superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christiani. Por fim, às 10h45 será feita uma vistoria educativa na unidade hospitalar. A intenção é avaliar os pontos que precisam ser melhorados para evitar possíveis acidentes, a exemplo dos recentes desabamentos do teto do hospital, atingindo pacientes.

A campanha capitaneada pelos Creas do Nordeste destaca que os estabelecimentos assistenciais de saúde necessitam oferecer um elevado padrão de atendimento ao paciente. Para isso, prédios e equipamentos devem estar em perfeitas condições de funcionamento de maneira a proporcionar aos pacientes as condições necessárias para o seu restabelecimento e conservação de sua vida.

Diante disso, as áreas das engenharias, agronomia e geociências têm participação fundamental na qualidade, segurança, desempenho, implantação, instalação, manutenção, treinamento no manuseio de equipamentos e da infraestrutura hospitalar. Neste cenário, o papel do Crea é verificar, orientar e fiscalizar, dentre as atividades dos profissionais do sistema Confea/Crea, os serviços que estão compreendidos no ambiente hospitalar.

Em cada estado, simultaneamente, as equipes de fiscalização visitarão as unidades de saúde. A ação tem como objetivo combater o exercício ilegal da profissão nos casos da instalação e manutenção de máquinas e aparelhos utilizados diariamente por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos radiologistas, entre outros, além dos pacientes.

Os fiscais dos Creas fiscalizarão as instalações e manutenções desses equipamentos para identificar se as obras ou serviços estão sendo realizados por profissionais e empresas registradas nos Conselhos de seus respectivos estados. A instalação e a manutenção dos equipamentos hospitalares têm que ser feitas com a Responsabilidade Técnica de engenheiros devidamente registrados nos Creas para garantir a segurança dos cidadãos que vão utilizá-los.

A unificação de ações de fiscalização no Nordeste, originada no Fórum de Presidentes dos Creas da Região Nordeste, em maio passado, criou um Grupo de Trabalho de Fiscalização de Hospitais. O GT tem a função de unificar as ações dos Conselhos do Nordeste, além da troca de experiências no processo de fiscalização e divisão de tarefas para agilizar o desempenho. O grupo também vai realizar o treinamento dos fiscais, bem como manterá um cronograma de reuniões para ajustar e viabilizar as ações.

O Crea-PE já começou o processo nos estabelecimentos de saúde da Região Metropolitana e fiscalizou 20% delas. Identificada a irregularidade na unidade hospitalar, a empresa responsável pela manutenção do equipamento é autuada. Também já foram enviados ofícios a todos os estabelecimentos de saúde da Região Metropolitana do Recife. A comunicação oficial facilita o acesso do Crea aos hospitais e eles podem, inclusive, enviar a documentação solicitada via ofício.

O processo de fiscalização também já foi deflagrado pelos outros Creas. Tem Conselho que já fiscalizou 70% da sua rede e toda a experiência na execução de suas ações, das dificuldades vão ser repassados para os participantes do GT para facilitar o planejamento e execução das fiscalizações.

PROGRAMAÇÃO DIA D

8h30: Abertura do evento
Eng. Civ. Adriano Lucena – Presidente do Crea-PE
Prof. Dr. Miguel Arcanjo dos Santos Júnior – Diretor do Hospital da Restauração