Gravatá sediou primeiro encontro microrregional para o 11º CEP-PE na última sexta-feira (1)

Evento reuniu propostas de profissionais das engenharias, agronomia e geociências que serão apresentadas no Congresso Estadual, no Recife, dias 26 e 27 de agosto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) deu o pontapé inicial para construção de sua pauta de propostas com foco no 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), entre 6 e 8 de outubro, em Goiana (GO). O primeiro dos 17 encontros regionais preparatórios para o 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE) aconteceu na noite desta sexta-feira (1), em Gravatá, no Agreste do Estado.

O encontro reuniu profissionais das engenharias, agronomia e geociências da região para coletar as propostas, dentro dos três eixos temáticos definidos para o congresso deste ano: Inovação Tecnológica, Infraestrutura e Valorização Profissional. A mesa de abertura foi formada pelo prefeito de Gravatá, Joselito Gomes; o inspetor de Gravatá, Eliseu Freitas; o coordenador do 11º CEP-PE, Alberto Lopes Peres Júnior; e o diretor financeiro da Mútua-PE, Leonardo Teixeira, presidida pelo presidente do Crea-PE Adriano Lucena.

“A boa engenharia é para mudar a vida das pessoas. Estamos aqui para um debate que vai ouvir os profissionais, suas críticas, reivindicações, sugestões, com o objetivo de construir um Conselho melhor”, explicou Lucena ao saudar os presentes no evento.

“É uma satisfação para mim enquanto gestor e para Gravatá sediar um encontro como esse. Tudo aquilo que vem contribuir para o aperfeiçoamento dos trabalhos nos dias atuais será sempre bem-vindo”, declarou Joselito Gomes. Ele ainda destacou que Gravatá, por ser um município onde as pessoas optam por ter um segundo imóvel, o setor da construção civil movimenta a economia e a geração de emprego.

Na sequência, Alberto Peres explicou a dinâmica do encontro. A necessidade de seguir corretamente as diretrizes para que as propostas apresentadas possam ser encaminhadas ao Confea e disputar a possibilidade de serem implementadas.

Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Confea promove a cada três anos o CNP. Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. Isso, com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. O assunto será abordado em três eixos de discussão, sendo eles: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Valorização Profissional.

No encontro da última sexta-feira, os participantes foram divididos em três grupos para discutir e apresentar as propostas. Para coordenar esta ações, foram chamados: o engenheiro civil Marcos Maciel, como coordenador da plenária; o engenheiro de pesca Assis Lins de Lacerda Filho, que secretariou os trabalhos da mesa; e o engenheiro de produção, Cássio Victor de Melo Alves, como relator.

As discussões foram dentro dos eixos temáticos, com a orientação de Alberto Peres e de Marcos Maciel. Eles tiraram dúvidas dos participantes durante a elaboração das propostas, que seriam apresentadas depois de uma hora para apreciação de votação.

O primeiro grupo, de Inovação Tecnológica, propôs entre algumas sugestões, o desenvolvimento de aplicativo para celular para acesso a todas as informações e serviços digitais. Isso, tanto por parte dos profissionais, quanto da sociedade.

Agilizar a implantação do sistema de esgotamento sanitário em vigor nos municípios carentes do serviço foi uma das propostas do grupo de Infraestrutura. Ela foi aprovada com intervenções e contribuições dos participantes.

O grupo de Valorização Profissional defendeu a criação da carreira de Estado para os profissionais do sistema, além da regulamentação do indexador do piso nacional. A proposta foi apresentada pelo vice-presidente do Crea-PE, Stênio Cuentro.

Depois de apresentadas as propostas, aconteceu a eleição do delegado da regional de Gravatá. O nome escolhido foi o do engenheiro civil Cássio Bernardo de Paula. Ele comparecerá ao encontro regional para defender as propostas aprovadas no evento de Gravatá. “Terei todo o empenho para defender nossas propostas e levar ao Confea”, assegurou o delegado de Gravatá.

Antes da formação dos grupos, foi realizada uma palestra sobre os eixos temáticos e a importância dessas abordagens para os profissionais e para a sociedade, proferida pelo superintendente técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni.

É importante lembrar que para compor a pauta dos Conselhos Regionais, os Creas de cada Estado organizam eventos precursores como o de Gravatá. Tais eventos são de fundamental importância para mobilizar a comunidade profissional local e alcançar melhor resultado nos congressos estaduais. O de Pernambuco acontecerá no Recife, nos dias 26 e 27 de agosto.

O próximo encontro microrregional para o 11º CEP-PE acontece na próxima quarta-feira (6), em Araripina, no auditório do Sebrae, a partir das 18h30. Os profissionais precisam se inscrever para participar. As inscrições podem ser feitas neste link.