Crea-PE realiza reuniões com entidades públicas em prol da valorização dos profissionais do Sistema

Os encontros desta segunda-feira (25) foram no Dnit, Apac, Sinaenco e CPRM, com o objetivo de estreitar a relação com o Conselho

A valorização dos profissionais passa pelo acolhimento de todos estes trabalhadores, independentemente de onde seja a sua área de atuação. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE) vem procurando cada vez mais agregar e buscar seu reconhecimento, principalmente junto aos profissionais de órgãos públicos. Para tanto, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, juntamente com o superintendente técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, tiveram, nesta segunda-feira (25), uma manhã e tarde de encontros com entidades públicas exatamente para estreitar as relações com o Conselho.

O primeiro encontro aconteceu no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que contou com a presença da gerente de Atendimento, Registro e Acervo Técnico (GAR) do Conselho, Liliana Ramos. Eles foram recepcionados pelo superintendente regional do DNIT em Pernambuco, Cacildo de Medeiros Brito Cavalcante.

“Estivemos no Dnit para estreitar essa relação não só dos profissionais que são do Dnit, mas daqueles que são prestadores de serviço. Estamos levando os colaboradores do Crea para tirar dúvidas, ensinar os procedimentos”, esclarece Adriano Lucena.

A reunião desta segunda-feira (25) foi um primeiro encontro para traçar orientações para que o Dnit pudesse estar regular com o exercício profissional. “O Dnit tinha dúvidas técnicas específicas dos contratos que realiza para suas obras, que foram esclarecidas. Orientamos o trabalho que eles fazem de fiscalizar obras”, adianta Nielsen Christianni.

“A receptividade foi muito boa. O superintendente foi extremamente solícito com o Crea. Ele próprio disse que estava empenhado em diminuir essa distância entre Crea e Dnit”, destaca Liliana Ramos, que vai ministrar na próxima segunda-feira (02) um workshop para os funcionários do Dnit.

“Vamos explicar a importância das ARTs de cargos e função, que vão demonstrar o vínculo que o profissional tem com o órgão público e que as atividades técnicas também devem ser registradas através de ARTs”, observa Liliana Ramos, destacando que a reunião desta segunda-feira foi para enfatizar a importância do acervo técnico para o profissional e também o que está previsto em lei.

“A intenção é fazer essa apresentação para envolver profissionais que não ficam lotados aqui na capital para que todos possam ter conhecimento da importância do registro da ART e as orientações necessárias para isto”, reforça a gerente. “O Crea visita empresas que tenham profissionais do sistema atuando, independentemente do número de contratados nesses órgãos”, reforça Adriano Lucena.

Na sequência, Lucena e Christianni foram à Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), onde fora recebidos pela presidente da agência, Suzana Montenegro e os diretores Alberto Brandão (Administração e Finanças), Crystianne Rosal (Regulação e Monitoramento) e Lorenzza Leite (Gestão de Recursos Hídricos).

“O encontro na Apac foi um pouco mais amplo. Além de tratar da regularização dos profissionais, foi questionado ao Crea qual o posicionamento do Conselho sobre as remunerações ofertadas aos profissionais abaixo do salário mínimo salarial. Mostramos as ações e posicionamentos do Crea, não só na esfera administrativa como alguns casos que foram judicializados, com parecer favorável ao pleito do conselho”, destaca Nielsen Christianni.

O encontro também teve como objetivo estreitar parcerias entre as instituições e abordar as temáticas de fiscalização preventiva e integrada de barragens, águas subterrâneas e superficiais, Projeto de Integração do Rio São Francisco – PISF e também sobre a cobrança pelo uso da água.

O superintendente técnico do Crea-PE ainda esclareceu que a Apac está ligada à Secretaria de Recursos Hídricos e ao Conselho de Recursos Hídricos. “Dialogamos sobre a possibilidade de o Crea ter um assento nesse Conselho de Recursos Hídricos”, conta Christianni.

A visita seguinte foi ao Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), finalizando a manhã. Lucena e Chirstianni foram recebidos pela presidente do sindicato, Mirtes Macedo, além de Roberto Freitas (vice-presidente de arquitetura), Michelle Pessoa (vice-presidente de ciência e tecnologia), Abel de Oliveira (vice-presidente de relações de trabalho e assuntos intersindicais), Luiz Neves (conselheiro fiscal) e Jessíka Targino (assessora da presidência).

A pauta do encontro foi a solicitação do Crea ao sindicato para cursos de atualização para os profissionais, já que a entidade tem expertise na realização de capacitações. O Conselho formalizará o pedido e depois as entidades devem fechar uma parceria ou convênio neste sentido.

À tarde, quando foram ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM) – Superintendência do Recife, o presidente e o superintendente do Crea foram recebidos pelo superintendente do CPRM, Adriano Santos. No encontro, foi discutida uma proposta para pesquisadores apresentarem seus trabalhos e ministrarem cursos em parceria com o Crea, com a disponibilização dos espaços do Conselho e eventos promovidos pelo Crea-PE para divulgação dos produtos do Serviço Geológico do Brasil. Também foi destacado o interesse do Crea numa apresentação aos funcionários dos serviços e benefícios disponíveis aos profissionais vinculados ao Conselho.