Crea-PE

Crea-PE lança livro Memória da Engenharia em Pernambuco

Cerimônia está marcada para a sexta-feira (17) na sede do Conselho; volume reúne entrevistas com mais de 20 profissionais e professores

O Crea-PE lança na sexta-feira, 17 de dezembro, o livro Memória da Engenharia em Pernambuco, livro que reúne entrevistas com 24 profissionais e professores, dentre mulheres e homens, que contribuíram com a engenharia civil no Estado. A cerimônia está marcada para as 17h na sede do Conselho. O volume foi produzido pelo Crea-PE, com patrocínio do Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia (Confea) e apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland.

Antigamente, como explica Adriano Lucena, presidente do Crea-PE, existia apenas a engenharia civil, motivo pelo qual é este campo do qual trata a primeira edição. Segundo o gestor, a ideia é dialogar com o projeto em andamento de transformar o prédio que abrigava a antiga Escola de Engenharia de Pernambuco no primeiro Memorial de Engenharia do País, uma proposta que concilia a necessidade de uma revitalização do centro da cidade com aposta no potencial turístico do entorno.

Memória da Engenharia em Pernambuco tem o propósito de resgatar um pouco da história e para tanto reúne entrevistas com 24 nomes, dentre homens e mulheres, com atuação relevante no setor, seja na questão técnica, política ou educacional. Os profissionais discorrem não apenas de temas técnicos, tais quais pavimentação, fundação ou cálculo estrutural, como também suas próprias histórias e vivências.

“Por se tratar de um primeiro volume, muitos atores imprescindíveis para a história da engenharia ficaram de fora, o que nos incentiva a produzir outras edições dedicadas a outras áreas, como a engenharia ambiental, agronomia, geologia, dentre outras. Trata-se de uma edição que reflete o que entendemos como deve ser a gestão do Crea-PE, de forma plural, com profissionais jovens e mais experientes, homens e mulheres”, disse Adriano Lucena, que assina o prefácio da obra.

O livro conta com apresentação do presidente do Confea, Joel Krüger. “[…] Preservar a memória é resgatar do esquecimento os instantes, sejam eles permeados por fatos notáveis ou por movimentos rotineiros. Ao fazer este registro, o Crea-PE está valorizando cada um de seus profissionais e cada segundo da história pernambucana. Para o Confea, é motivo de orgulho ter o privilégio de patrocinar este exímio trabalho. Produções editoriais como esta fortalecem o profissional, evidenciando a importância de seu trabalho. Não há dúvidas de que este conteúdo funcionará como fonte de referência para os engenheiros não só de Pernambuco, mas de todo o país”, documenta.

Memória da Engenharia em Pernambuco conta com os seguintes entrevistados:

Afonso Farias
Alexandre Gusmão
Almir Cirilo
Ângelo Just
Armando Carneiro
Carlos Calado
Fernando Jordão
Gamal Asfura
Humberto Pereira
João Nassar
João Recena
José do Patrocínio
José Orlando
Lorena Oliveira
Lourival Trajano
Maria de Lourdes Florêncio
Mário Antonino
Maurício Pina
Michelle Kiemle
Roberto Muniz
Romilde Almeida
Rubens Dantas
Sérgio Osório
Tibério Andrade

Pular para o conteúdo