Crea-PE participa da 5ª Reunião de Colégio de Presidentes em Gramado

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas), do Conselho Federal (Confea) e da Mútua participaram, entre os dias 20 e 1º de dezembro, da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. No encontro, um dos temas discutidos foi a inserção internacional do Sistema Confea/Crea.

O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, destacou a participação do Crea de Pernambuco nesse processo, enfatizando o nível de articulação deste Regional, que participou com uma significativa delegação no Congresso Mundial de Engenharia, na Argentina. Marcos Túlio ainda comentou sobre os elogios tecidos pela presidenta da União Panamericana de Asociaciones de Ingenieros (Upadi), Irene Campos, ao Crea-PE, no Colégio de Ingenieros da Argentina.

Ainda na reunião, o presidente do Crea-PE, José Mário de Araújo Cavalcanti, posicionou-se a respeito de uma proposta do Confea para que sejam articulados fóruns de entidades das Engenharias, da Arquitetura e da Agronomia e profissões afins em todas as unidades da Federação. No ano passado, o Crea-PE criou um fórum neste modelo, com a participação de quase 30 entidades profissionais vinculadas ao Sistema Confea/Crea/Mútua. As reuniões acontecem a cada dois meses com a efetiva participação média de mais de 25 entidades membros por encontro.

“O fórum, em Pernambuco, tem caráter propositivo e reivindicativo, apoiado na posição de suas entidades, formulando propostas e cobranças às instituições públicas e privadas, em defesa dos interesses da sociedade, profissionais e entidades de um modo geral. Os encontros visam, principalmente, a discussão e ampliação do protagonismo político, que é a mola propulsora dos avanços da sociedade", disse o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti.

O Colégio de Presidentes, órgão consultivo do Sistema, reúne em Gramado, até quarta-feira (10), os presidentes do Confea, da Mútua, dos 27 Creas, além do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e alguns conselheiros federais do Confea. Ontem (29), o Colegiado recebeu o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e o vice-governador eleito do Estado, Beto Grill.