Crea-PE participa da primeira vistoria programada para o Galo da Madrugada

Conselho integra Grupo Técnico Carnaval 2023, comandando pela Secretaria de Defesa Social

Para garantir a segurança para os foliões no desfile do Galo da Madrugada foi realizada a primeira vistoria programada nas estruturas do desfile. Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), o gerente de Fiscalização, Nailson Pacelli.

A atividade foi realizada nesta terça-feira (17) na sede do bloco. Pela programação, mais duas vistorias estão previstas para acontecer nos dias 30 de janeiro e 12 de fevereiro. A ideia é realizar os ajustes necessários para o desfile, que acontece no dia 18 de fevereiro.

“A vistoria teve tem como objetivo promover a avaliação das condições de segurança das obras e instalações ao longo do percurso de um quilômetro e meio. Esse se constitui o trajeto planejado para os trios elétricos que compõem o bloco”, observou o gerente de Fiscalização.

A ação percorreu ruas e locais ligados ao desfile do bloco, a exemplo da Praça Sérgio Loreto, Avenida Sul, Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes, até chegar à Rua do Sol. “A vistoria serviu para verificação de pontos sensíveis à segurança da população, como calçadas, pontos de energia, marquises, saídas de emergência, pontos de apoios para a polícia e Corpo de Bombeiros, entre outros”, explicou Nailson Pacelli.

Essas ações apoiarão a definição de proposições de soluções e estruturas necessárias para garantia do melhor funcionamento do evento. A iniciativa teve início com a retomada do Grupo Técnico Carnaval, cujas atividades ficaram suspensas em 2021 e 2022 em função da pandemia da Covid-19.

O Crea-PE foi convidado a participar do GT e integrou a primeira reunião, realizada no último dia 12. Comandado pela Secretaria de Defesa Social, o GT conta com representantes de várias entidades, como Samu, Defesa Civil, Guarda Municipal, CTTU, Juizado do Folião, Compesa, Neoenergia e empresas de telefonia.

Neste Grupo, o papel do Crea-PE é o de identificar os profissionais com habilitações necessárias para as funções que exercem. Além disso, o Conselho vai promover ações operacionais de fiscalização para auxiliar outras instituições que participam da operação.