Crea-PE participa de ações da ETP Goiana sobre o Abril Verde

Com o tema “Trabalho Seguro, Segurança em Dia”, a Escola Técnica Pernambucana (ETP), desenvolve diversas ações na campanha nacional Abril Verde de conscientização sobre a segurança no ambiente de trabalho. Nesta quarta-feira (26), o calendário comemorativo da instituição de ensino na unidade de Goiana foi dedicado ao Crea-PE. O Conselho foi representado pelo primeiro vice-presidente Clóvis Segundo, pela engenheira de segurança do trabalho Flávia Távora e pelo assessor executivo Charles Jurubeba. Os três conversaram com os alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho.

O vice-presidente do Crea-PE, Clóvis Segundo falou aos futuros profissionais sobre o papel do Conselho, a importância do registro profissional, o projeto CREA 4.0 e os convidou a participar das atividades do Conselho. A conselheira Flávia Távora aprofundou a abordagem acerca da importância do registro como instrumento indispensável para a inserção dos profissionais no mercado de trabalho. Ela falou também sobre as ações da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Conselho, em especial as relacionadas ao tema do Abril Verde.

O assessor Charles Jurubeba trouxe informações quanto ao elevado número de acidentes de trabalho que ocorrem no Brasil onde, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho, a cada 49 segundos é registrado um acidente. Nesse contexto, Jurubeba reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais, engenheiros e técnicos da segurança do trabalho em defesa dos trabalhadores e da sociedade.

Para os palestrantes, o mês tem grande importância e a conscientização dos cuidados com a saúde no ambiente de trabalho deve ser tratada antes mesmo do ingresso nas atividades profissionais. “O momento nos faz refletir sobre a necessidade de proteger o ser humano, em especial, aqueles que, por conta da profissão, estão em situação de risco”, reforçou Clóvis Segundo.

Ainda sobre o papel do Conselho, na abertura dos trabalhos, o coordenador e diretor Acadêmico da ETP, professor Marcos Guedes, explicou aos alunos a importância das ações que o Crea-PE desenvolve junto às instituições de ensino e da sociedade. Na oportunidade também foram tratados temas relevantes sobre a realidade dos profissionais e alunos de Goiana.

Sobre o Abril Verde

O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4). O símbolo é um laço verde e a cor escolhida representa as questões de segurança e saúde do trabalho.