Livro que analisa transformações urbanas do Recife é lançado no Crea-PE

A publicação é assinada pelas geógrafas e professoras Edvânia Torres Aguiar Gomes e Mariana Zerbone Alves de Albuquerque

A sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco recebe, quinta-feira (4/5), o lançamento do livro Recife Despedaçado: Distopias Urbanas e Espaços de Resistência Metropolitanos, das geógrafas e professoras doutoras Edvânia Torres Aguiar Gomes, membro do  Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE, e Mariana Zerbone Alves de Albuquerque. O evento está marcado para às 19h e prevê ainda uma conversa com as duas autoras. As inscrições para participar do lançamento podem ser feitas por meio de formulário, acessado aqui: https://forms.gle/g8ZmqZ7UCbmTvd46A

A publicação discute aspectos da realidade urbana e das aglomerações que compõem o Recife, bem como as transformações enfrentadas ao longo dos últimos anos. Ainda se debruça sobre ações atuais que visam o crescimento da cidade, discutindo a necessidade de mudanças, avaliando iniciativas de planejamento ligadas ao município  ao longo dos anos.

Edvânia Torres explica o nome escolhido para a publicação: “O título revela a falsa impressão de que não há um planejamento para a cidade do Recife. Ele existe, mas serve para criar a cidade como fábula, divergindo de sua realidade, que não é revelada. Não se busca  a redução das desigualdades e a construção de uma cidade para os que vivem nela, despedaçando qualquer possibilidade de um lugar  justo e heterogêneo”.

Mariana Zerbone ressalta que as transformações ocorridas no Recife nem sempre atendem aos interesses da maioria. “São elegidos espaços na cidade para que haja uma atenção por parte do Estado, que não se estabelece pela necessidade das localidades – predomina a intencionalidade do mercado, da cidade como mercadoria. Não há preocupação com uma cidade que acolha os grupos sociais de forma digna, cidadã, e que busque a redução das desigualdades sociais”, enfatiza.

A geógrafa aponta ainda a importância da participação dos profissionais ligados ao Crea-PE no planejamento e na construção do Recife: “Os profissionais ligados ao conselho têm suas expertises sobre técnicas que contribuem para um planejamento cidadão, ajudando, assim, a reduzir essas desigualdades sociais, tornando a cidade mais acessível e agradável para todos que vivem nela. Antes de se pensar em uma cidade do futuro, é necessário revisitar os problemas recorrentes e que não são solucionados. O Crea também pode contribuir com a busca por mais transparência dos projetos e estudos sobre a cidade”.

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Edvânia Torres tem Pós-doutorado na Universitat Leipzig, Alemanha. É professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC). Há 2 anos, integra o Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do CREA-PE. Sua experiência internacional inclui projetos e conferências em países  como Áustria, Alemanha, Colômbia, Equador e Suíça.

Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mariana Zerbone realizou estudos na Technische Universitat, em Berlim, e é doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou ainda como pesquisadora-visitante na Christian-Albrecht Universität, em Kiel,  Alemanha. Hoje coordena o Laboratório de Estudos e Ensino sobre o Recife  (RecLab).

O livro Recife Despedaçado: Distopias Urbanas e Espaços de Resistência Metropolitanos estará à venda durante o lançamento, na sede do Crea-PE, no Espinheiro, sob o preço de 40 reais.