Crea-PE participa de Audiência Pública sobre o Projeto Beira Rio na Câmara dos Vereadores

O chefe de Gabinete do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), arquiteto Osvaldo Fonsêca, representou o órgão em Audiência Pública sobre o Projeto Beira Rio, realizada na manhã de hoje (27), às 9h20, no plenarinho da Câmara de Vereadores do Recife. O convite para a participação do Crea-PE foi enviado pela vereadora Aline Mariano (PSDB) que requereu autorização para discussão do tema na Casa Legislativa.

Sobre o projeto, o presidente do Instituto  Cidade do Recife Pelópidas Silveira, Milton Botler, disse ser inexeqüível. Concebido em 1996, não poderá mais ser executado na íntegra em virtude das alterações, não só do traçado urbano e novas necessidades de mobilidade da cidade do Recife, mas, sobretudo, em virtude das novas legislações que incluem, entre outros, o Novo Código Florestal.

Representantes das comunidades que serão atingidas pelas intervenções e daqueles que, mesmo com o projeto não tendo sido já foram despejados, reivindicam explicações quanto ao fato de grandes empreendimentos já existentes, também nos locais impróprios, não terem sido retirados e, de outros terem sido construídos após as ações de retirada das comunidades.

Diante do contexto da discussão, o chefe de Gabinete do Crea-PE, explicou que, em qualquer situação em que o Conselho for convocado por pessoas ou entidades estará presente, no entanto, para interceder no que se refere à fiscalização de possíveis infrações que estejam previstas pela legislação do Sistema Confea/Crea/Mútua, ou por atitudes de profissionais que não se enquadrem no estabelecido pelo Código de Ética.

Compuseram à mesa, a vereadora Aline Mariano, o chefe de gabinete do Crea-PE, Osvaldo Fonsêca, o presidente do Instituto Cidade do Recife Pelópidas Silveira, Milton Botler, a secretária municipal de Gestão e Planejamento, Eveline Labanca, a presidente da Empresa de Urbanização, Débora Chaves, Edilson Silva (PSOL), entre outros.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE