Crea-PE participa de debate sobre nova lei de licitações no Sinduscon-PE

Encontro contou a participação do superintendente do Conselho, Nielsen Christianni, e do coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PE, Stênio Cuentro

O auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE) foi palco para um debate de pautas focadas na engenharia pernambucana, com destaque para a Nova Lei de Licitações, aprovada em abril de 2021. O encontro, realizado nesta segunda-feira (17), teve como convidado o deputado federal pernambucano Augusto Coutinho, que é engenheiro civil e relator da nova lei. O evento ainda contou com as presenças do superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Nielsen Christianni, e do coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PE, Stênio Cuentro.

No encontro, Coutinho explicou que a proposta vai modernizar a legislação e dar mais transparência às compras e obras públicas. “Com a nova legislação, vamos modernizar e tornar mais eficazes os processos licitatórios, tornando o Estado brasileiro mais eficiente e favorecendo a melhoria de nossa infraestrutura”, pontuou o deputado federal.

A nova lei é um assunto de grande interesse para os profissionais ligados ao Conselho. Tanto é que já foi tema do Crea Convida, com a participação do próprio Augusto Coutinho, além de palestras. Principalmente o impacto da nova lei nas obras públicas e reverberação no aquecimento neste mercado para a engenharia civil.

Na reunião também foram debatidos temas como a inviabilidade da modalidade de pregão para obras de engenharia, além da cronologia de pagamentos no serviço público. Ainda na pauta de discussão, assuntos ligados ao desenvolvimento do Estado, a exemplo da ferrovia da Transnordestina, com destaque para o eixo até o Complexo Industrial Portuário de Suape, o Arco Metropolitano, a duplicação da BR-232, além do projeto da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército, a ser instalado na Região Metropolitana do Recife.