
O primeiro vice-presidente do Crea-PE, Luiz Carlos Borges, participou, nesta segunda-feira (21), de um encontro com representantes do Governo de Pernambuco e empresários da construção civil. O evento foi realizado no Recife pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE) para discutir o planejamento e a execução de ações relacionadas à área de meio ambiente no Estado.
Os convidados do encontro foram o secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), Daniel Coelho, e o diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José Anchieta. Eles apresentaram as principais ações previstas pela Semas para a atual gestão e falaram dos impactos socioeconômicos de obras estratégicas para o desenvolvimento de Pernambuco, como a Escola de Sargentos e o Arco Metropolitano.
Luiz Borges destacou o comprometimento do Sistema Confea/Crea com a agenda ambiental. “Em Pernambuco, o Crea-PE tem participado ativamente das principais discussões que envolvem desenvolvimento socioeconômico aliado à preservação ambiental”, afirmou.
O presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Sá, demonstrou otimismo com a construção de uma agenda conjunta entre o setor produtivo e o Governo do Estado. “O meio ambiente não é um entrave ao desenvolvimento, mas sim um aliado dos setores produtivos e da sociedade pernambucana”, declarou.
Respondendo perguntas dos participantes, o secretário Daniel Coelho enfatizou que o Estado tem avançado nos processos de licenciamento ambiental, fundamentais para a realização de obras. “Não há preservação do meio ambiente sem desenvolvimento, pois a conservação só é possível onde há equilíbrio socioeconômico. O Governo está enfrentando as desigualdades sociais e econômicas com o apoio dos setores produtivos”, falou o secretário.



