Crea-PE

Vitória de Santo Antão sedia evento preparatório para o 12º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco

Profissionais elaboraram propostas para definir ações do Sistema Confea/Crea e Mútua focadas no desenvolvimento sustentável das cidades

Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua se reuniram para discutir ideias e projetos com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos dos municípios da Zona da Mata pernambucana. O debate ocorreu durante o encontro preparatório para o 12º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE), realizado nesta terça-feira (22), na cidade de Vitória de Santo Antão.

Promovido pelo Crea-PE, o encontro é uma oportunidade para os profissionais contribuírem com propostas que visam definir as ações do Sistema, com foco no desenvolvimento sustentável das cidades. O conselheiro do Crea-PE e coordenador-adjunto da comissão organizadora do CEP-PE, Stênio Cuentro, falou sobre a sistemática do evento. “Esta é a 14ª etapa de um esforço concentrado realizado pelo Crea-PE e pela comissão organizadora do CEP-PE para ouvir o que os profissionais pensam e desejam para o futuro da Engenharia, da Agronomia e das Geociências em Pernambuco”, explicou.

“Este evento reúne representantes de todas as áreas de atuação do Sistema para debater os temas que desejamos modificar ou aperfeiçoar. As propostas levantadas aqui poderão ter relevância tanto em nível local quanto nacional”, complementou Jorge Henrique Gomes, inspetor coordenador de Vitória de Santo Antão.

Em Vitória de Santo Antão, os participantes elaboraram três propostas nos eixos temáticos: mobilidade urbana; saneamento básico; e engenharia pública, qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável dos municípios. A primeira propõe a criação de estruturas nos municípios voltadas à gestão e à melhoria da operação dos serviços de saneamento básico nas cidades pernambucanas.
A segunda propõe o desenvolvimento de uma engenharia de alta performance, com foco em acessibilidade social, aplicada à cadeia siderúrgica no estado.

Já a terceira, voltada ao transporte público, sugere a modernização dos modais urbanos de passageiros, com a adoção de veículos leves sobre trilhos como alternativa para melhorar a mobilidade nas cidades.

Na sequência, uma votação definiu os delegados que defenderão as propostas escolhidas pelos profissionais da microrregional no Congresso Estadual, que será realizado no dia 02 de agosto, no Recife. Os escolhidos foram o engenheiro civil Hiuri Barreto, a engenheira florestal Fabiana Pereira e a engenheira eletricista Silvyanne Vieira. “É muito válida a iniciativa do Crea-PE de vir à região da Zona da Mata. Isso dá voz aos profissionais que atuam no interior e permite a convergência entre pessoas com pensamentos e realidades diversas”, afirmou a engenheira eletricista.

Pular para o conteúdo