Crea-PE participa de lançamento do segundo ciclo do Inova UPE, nesta segunda-feira (21)

Programa conta com apoio do Conselho pernambucano e propõe que alunos de Engenharia apresentem soluções viáveis para problemas reais de empresas atuantes no mercado

O segundo ciclo do Programa de Inovação Aberta da Poli-UPE foi lançado nesta segunda-feira (21). A iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco e propõe que alunos de Engenharia apresentem soluções viáveis para problemas reais de empresas atuantes no mercado. O objetivo do programa ébajudar a construir soluções inovadoras para desafios de empresas parceiras através de encontros, palestras, capacitações, maratonas e atividades que fortalecerão você nessa jornada.

Entre as empresas parceiras desta segunda fase, estão a Concrepox, Gerdau, Hospitais da UPE. No caso da Concrepox, por exemplo, o desafio proposto é: “Modernizando a Gestão de Contratos na Concrepoxi: Superando Desafios e Agilizando o Processo de Elaboração”. Espera-se que seja criado um programa padronizado para os modelos de contrato da empresa para resolver grande parte do problema.

Como trata-se de um projeto de inovação aberta, o processo é aberto aos demais alunos do campus benfica (Administração e Direito). Isso porque, as soluções propostas envolve a multidisciplinaridade.

“O projeto Inova da UPE em conjunto com o projeto Crea Desenvolve, evento que o Conselho promove para identificar oportunidades e ameaças nas diversas regiões do Estado, será uma excelente oportunidade para estudantes e profissionais desenvolverem o espírito inovador e empreendedor”, observa o coordenador do Comitê de Modernização da Gestão, Florêncio Absalão. Conforme Absalão, “projetos como esses são exemplos vivos das mudanças implantadas no Crea. Um início de uma jornada para sairmos do Crea burocrático, cartorial para o Crea empreendedor, gerando resultados”.

O Inova é visto como uma oportunidade única para aprender a empreender e inovar, conseguindo de quebra relacionamentos com empresas reais que podem gerar oportunidades de trabalho e financeiras. O projeto prevê premiações para os participantes. No primeiro lugar, 12 bolsas de R$ 700/mês, num total de R$ 8,4 mil. O segundo lugar pagará 10 bolsas de R$ 700/mês, num total de R$ 7 mil. O terceiro lugar prevê 8 bolsas de R$ 700/mês, somando R$ 5,6 mil. E do quarto ao décimo lugar a bolsa será de R$ 700/mês, totalizando R$ 4,2 mil.

As 10 melhores equipes terão acesso a um laboratório de inovação na Poli (inovaLab) e um programa de pré-aceleração com mentorias e acompanhamentos visando captação de recursos. É importante destacar que as premiações em dinheiro são válidas apenas para estudantes da UPE. Os alunos e profissionais de outras instituições podem competir ou fazer parte das equipes, mas não ganharão bolsas de premiação.