Crea-PE

Crea-PE participa de mutirão de limpeza e alerta para os riscos do descarte incorreto de resíduos nos mangues e rios

Ação no mangue da Rua da Aurora deu início às celebrações da Semana do Meio Ambiente com apoio do Conselho Regional no Estado a várias atividades

O descarte incorreto de lixo nos mangues e rios causa riscos à saúde da população em geral, dos catadores em particular e dos animais, além de provocar impactos no meio ambiente. O alerta é do superintendente de Gestão do Crea-PE, Bertrand Sampaio de Alencar, que participou, no sábado (3), do Mutirão de Limpeza do Manguezal da Rua da Aurora. No local, foram coletados materiais descartados que deveriam ter outra destinação, como a coleta seletiva.

A atividade deu início às celebrações pela Semana do Meio Ambiente, de 5 a 9 de junho, com apoio do Crea-PE. Segundo o superintendente, a coleta foi uma ação de educação ambiental, com o objetivo de sensibilizar a população sobre o descarte correto do lixo. “As pessoas precisam refletir sobre a contaminação do lixo no meio ambiente e também sobre o impacto financeiro na renda dos catadores, que ganham menos com a revenda de material sujo”, ressaltou.

O Mutirão contou com a participação da Associação dos Catadores de Santo Amaro, que é parceira do Crea-PE, além de voluntários como estudantes, escoteiros, integrantes da Marinha e da Prefeitura do Recife, entre outros. O material coletado foi recolhido pela Associação dos Catadores. “A coleta seletiva tem impacto direto na redução de doenças, como a dengue, e reduz os custos do poder público, inclusive na gestão da saúde”, explicou o superintendente.

O Mutirão de Limpeza do Manguezal foi realizado pelo Pacto Global, Instituto Limpa Brasil e Sprite e contou com a participação da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas de Pernambuco (AEAMBS-PE).

O Crea- PE estará presente em outras ações da semana especial em defesa do meio ambiente, como plantio de mudas em escolas, palestras e debates na Semana do Meio Ambiente de Araripina, além do Crea Convida, que acontece nesta terça-feira (6), com o tema: “Desenvolvimento territorial a partir de energias renováveis”. O encontro será presencial na Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h.EE

Skip to content