Coordenadores de universidades do Agreste e Sertão de Pernambuco em encontro com o Crea-PE

Em evento em Caruaru, gestores dos cursos universitários ressaltaram a oportunidade de interação com o Conselho, representado pelo presidente  Adriano Lucena

Afirmando as ações que levam o Crea-PE para junto dos profissionais e das universidades, o presidente do Conselho em Pernambuco, Adriano Lucena, esteve, nessa terça-feira (6), no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, em Caruaru. Participaram do encontro professores e coordenadores acadêmicos de universidades da região, ligados a cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências, além de estudantes de diversas áreas.

Adriano Lucena trocou ideias com os participantes e apresentou os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo Conselho, como o Crea Qualifica e o Crea na Comunidade – um programa que busca melhorar a vida de moradores de áreas pobres do Recife, com atuação, atualmente, em cinco comunidades e parceria com a Universidade de Pernambuco.

“Temos a intenção de replicar esses modelos aqui em Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Arcoverde e em diversas cidades de Pernambuco, fazendo com que o aluno de hoje, além da formação técnica, tenha também uma formação social, uma visão ética e confirme a necessidade de servir à sociedade”, afirmou Adriano Lucena.

“Queremos construir caminhos de desenvolvimento que sejam positivos para os profissionais, para os alunos, mas, acima de tudo, que contribuam para transformar e melhorar a sociedade, buscando o crescimento regional, para além dos limites de Pernambuco”, reforçou o presidente do Crea-PE.

Manoel Guedes, diretor do campus Agreste da UFPE,  enfatizou em sua fala: “Pela primeira vez, estamos interagindo verdadeiramente com o Crea de Pernambuco. Os nossos alunos se sentem prestigiados e privilegiados com essa interação. Temos vários projetos com o Crea e essa é a primeira vez que esse intercâmbio acontece”.

O coordenador e professor do curso de Engenharia Civil da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde  (Aesa), Milton Barros, falou dos frutos de encontros como o ocorrido em Caruaru. “A partir dessas conversas, dos debates que o Crea tem trazido para cá, os alunos começam a perceber o papel do Conselho e sua importância ainda antes de saírem da universidade.  Então, encontros assim, além de muito bem-vindos, precisam ser estimulados e renovados.”

“O Crea tomou a decisão de se aproximar da universidade, provocou esse movimento. É a primeira vez que a gente vivencia isso”, ressaltou Gilson Lima da Silva, vice- diretor do campus Agreste da UFPE.