Crea-PE participa de primeira reunião do Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô

No encontro, foi apresentado estudo que prevê expansão de trecho para o Metrô do Recife, realizado pela Companhia Brasileira de Transporte Urbano

A primeira reunião do Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô foi marcada pela apresentação de um estudo de novos traçados para o Metrô do Recife, realizado pela Companhia Brasileira de Transporte Urbano, em agosto de 2017. O encontro, organizado pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), aconteceu na manhã desta segunda-feira (5), na sede do sindicato.

O estudo foi apresentado pelo representante do corpo técnico da CBTU, Sérgio Sobrinho. Ele vai além da recuperação do metrô, que passa por um processo de sucateamento. Aponta possibilidades de expansão. São seis traçados, sendo três com estudos mais avançados: Joana Bezerra – Forte do Brum; Werneck – Tancredo Neves; e Cabo – Suape. Os outros três são estudos iniciais: Cajueiro Seco –Terminal Macaxeira; e Rodoviária – São Lourenço.

O projeto abrange desde o tipo de veículo, extensão do traçado aos custos estimados de implantação dos trechos. “Nós nunca paramos. Nós continuamos estudando. Precisa ser atualizado? Precisa, mas não na sua concepção. Precisa ser atualizado em outras coisas: valores, demandas”, assegurou Sobrinho. Na sua explanação, ele foi enfático: “Uma empresa que não expande, está fadada a morrer. Parar de pensar em expansão é suicídio da empresa.”

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, presente na reunião, a expansão do metrô do Recife é garantir à população um serviço melhor. “O que está errado nas nossas indignações em querer um transporte público de qualidade, que inclua e sirva à população? Metrô que tenha maior alcance na Região Metropolitana do Recife, que vai gerar emprego e renda para os profissionais da engenharia, da arquitetura? Temos que envolver nesse debate as pessoas que utilizam o metrô, tem que reuni-las e mostrar a realidade atual para vencer esse debate”, observou Lucena.

“A gente precisa recuperar o metrô. Mas não só recuperar. A gente precisa expandir ele. A mobilidade urbana só se resolve com a expansão do metrô”, afirmou o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, destacando também a importância de envolver a sociedade, a universidade nesse debate. “Já temos um grande parceiro, que é o Crea”, destacou Soares.

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos também marcou presença na reunião. “Esse é um fórum muito estratégico porque trata de um assunto importante para o povo que é a mobilidade, um direito fundamental e básico de qualquer cidadão”, destacou Luciana Santos, que também esteve presente no lançamento do Fórum, em maio passado.

A vice-governadora ainda observou que o fórum traz um debate estratégico, importante, mundial. “Todos sabem que os metrôs do mundo só funcionam com o subsídio. Com a intervenção do Estado, entendendo que esse é um direito humano fundamental”, pontuou, afirmando que: “com essa compreensão, a gente conseguiu ter uma posição firme do nosso Governo diante dessa crise que o metrô está passando. Isso é algo intencional. O governo federal faz isso com o descompromisso que tem com um dos aspectos mais importantes na vida do povo brasileiro, num país continental como o nosso, que é o transporte público. Há o compromisso de ampliar os investimentos no nosso Estado. Temos alguns ganhos, mas temos a consciência de que é preciso fazer um investimento forte”. Luciana Santos confirmou o apoio contra a privatização do metrô.