Crea-PE participa do GEO NE

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participou da abertura, na quarta-feira (10), do 1º Simpósio de Geotecnia do Nordeste, no Recife. O evento foi promovido pelo Núcleo Nordeste da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O encontro discutiu quatro temas-chave: Fundações, Contenções, Solos Moles e Goetecnia de Suape, em referência a particularidades do solo nordestino. "É o primeiro evento deste caráter na Região Nordeste e se constituirá num fórum privilegiado de debates sobre a Geotecnia Regional", afirma Stela Fucale, presidente da Comissão Organizadora do GeoNE 2010 e presidente do Núcleo Nordeste da ABMS.
Nesta edição, foi realizada uma homenagem póstuma ao sócio-fundador, o engenheiro Pelópidas Silveira e a Jaime Gusmão, ex-presidente da ABMS e um dos precursores da Engenharia Geotecnica na região.
“Não poderia deixar de prestigiar esse evento, que tem como homenageados Pelópidas Silveira e Jaime Gusmão. Tenho os dois como grandes referências em minha vida profissional. Esse evento é importante porque ocorre a troca de informação, que é bastante enriquecedora, além de reencontrarmos diversos amigos”, disse o presidente José Mário Cavalcanti. Também estiveram presentes o reitor da UFPE, Amaro Lins, o professor de Engenharia Civil, Joaquim Oliveira, o presidente nacional da ABMS, Jarbas Milititsky, o secretário de Saneamento do Recife, Charles Jurubeba, entre outros.
Kele Gualberto
ASC do CREA-PE