Crea-PE participa do projeto Inovação Aberta na Indústria de Confecções com universidades de Caruaru

Metodologia pretende transformar ideias desenvolvidas pelos estudantes a partir de problemas do setor em protótipos a serem desenvolvidos pelas empresas do Polo Têxtil e de Confecções da Região

A aproximação do Crea-PE com as universidades, meta da atual gestão do Conselho, está rendendo frutos. Em parceria com a Unifavip Wyden e a Universidade de Pernambuco (UPE), em Caruaru, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco vai integrar o projeto Inovação Aberta na Indústria de Confecções. O objetivo é transformar ideias em protótipos a serem desenvolvidos pelas empresas do Polo Têxtil e de Confecção da região.

O primeiro passo para concretizar o projeto foi dado nesta quarta-feira (15), em reunião no auditório da Unifavip, onde foi realizada a apresentação da metodologia de trabalho e o cronograma de execução. Além dos estudantes das universidades, o grupo conta com a participação de empresas da região, do Governo do Estado de Pernambuco e de instituições de fomento. A próxima reunião, com apresentação de soluções, acontece na segunda quinzena de abril.

O coordenador-adjunto do Comitê de Modernização da Gestão, Florêncio Absalão, representou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, no encontro, que também contou com a participação da inspetora secretária Luana Karoline de Lima, da Inspetoria de Caruaru. Segundo Absalão, a metodologia do trabalho do projeto vai fomentar a inovação.

Absalão explica que o conceito de inovação aberta é o de várias pessoas pensando sobre problemas que afetam o setor, e buscando soluções que possam ser transformadas em propostas executáveis pelo setor privado. As empresas devem contar ainda com financiamento das instituições que participam do grupo e apoio do Governo do Estado. Segundo ele, o Conselho pretende replicar esse modelo em outros arranjos produtivos.

Além da participação nas discussões e treinamento dos estudantes, o Crea-PE vai levar para o grupo o diagnóstico do Crea Desenvolve realizado em Caruaru, em 2021. “O Crea Desenvolve identificou problemas e oportunidades no setor de confecções, que é uma vocação da região. Esses resultados serão disponibilizados para o trabalho do grupo”, ressaltou Absalão.

O Crea Desenvolve é uma iniciativa do Conselho  Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco para promoção de debates com atores regionais para a construção de propostas que provoquem o fortalecimento dos polos de desenvolvimento de Pernambuco, a partir da contribuição das atividades das engenharias, da agronomia e das geociências.