Crea-PE realiza a primeira entrega de registros profissionais do ano

Cerca de 80 novos profissionais das áreas tecnológicas recebeu na última terça-feira (25) o registro profissional concedido pelo Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). O evento desta vez ocorreu na sede do Sinduscon, na Ilha do Leite.

Na primeira entrega de carteiras profissionais do ano estavam presentes os presidentes do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, que conduziu a solenidade; do Sindicato dos Arquitetos do Estado de Pernambuco (Saepe), Francisco Buarque; da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas de Pernambuco (ABEE-PE), Milton da Costa Pinto Júnior; do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Fernando Freitas; e do Sindicato dos Técnicos Industriais de Pernambuco (Sintec-PE), Jessé Lira. Também participaram do evento o diretor regional da Mútua, Henrique Lins, e o chefe da fiscalização do Crea-PE, Fábio Barros.

Como de praxe, o hino nacional foi tocado na abertura da solenidade. Para José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE dois acontecimentos marcam bastante a vida dos ex-alunos vinculados as áreas ligadas ao Sistema Confea/Crea/Mútua: primeiro a conclusão da formação acadêmica e segundo o recebimento do registro profissional. “Essa solenidade é tão importante quanto a colação de grau de vocês. È um momento de transição, a passagem para a vida profissional”, disse o presidente do Crea-PE.

José Mário ainda fez questão de lembrar a nova lei assinada pelo ex-presidente Lula em dezembro do ano passado, que regulamenta a criação de um conselho para os arquitetos, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). O presidente destacou que no próximo ano o Crea não estará mais entregando os registros profissionais dos arquitetos, o que já o deixa saudoso. “Gostaríamos de dizer que sentimos muito a saída dos arquitetos deste conselho. É uma profissão que tem uma história e também tem o direito de ter seu próprio conselho. A lei prevê que até 31 de dezembro de 2011 todo o processo de transição esteja concluído. Tenho certeza que haverá sempre uma grande e perfeita harmonia entre o Crea e o CAU”, concluiu José Mário.

Em seguida o presidente do Crea-PE passou a palavra para o presidente do Saepe, o arquiteto Francisco Buarque, que parabenizou o grupo por mais uma etapa cumprida e comentou a saída dos arquitetos do Crea. “Há seis anos participo deste Conselho e foi de muita valia. O CAU estará sempre muito ligado ao Crea”, comunicou. Os demais componentes da mesa também falaram sobre suas entidades deixando claro que o profissional não está só. Ressaltaram a importância da participação nas entidades profissionais porque dessa forma se tem condições de discutir as dificuldades e oportunidades das profissões, fortalecendo a classe. Os novos profissionais ainda assistiram a apresentação do chefe da fiscalização Fábio Barros sobre o Crea-PE e um vídeo sobre a Mútua.

Vanessa Bahé
ASC Crea-PE