Crea-PE realiza nesta sexta-feira (20) e sábado (20) a primeira sessão plenária de 2023

Evento contará com a eleição dos novos conselheiros e conselheiras, além da eleição e posse dos novos diretores e diretoras

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) realiza, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), sua 1ª Sessão Plenária Ordinária de 2023. O encontro traz as realizações da gestão em 2022, com destaque do que planeja fazer para o Conselho, seus profissionais e sociedade em 2023. No evento, serão empossados os novos conselheiros e conselheiras, além de eleitos e empossados os diretores e diretoras do Crea-PE para este ano. Também haverá o treinamento do II Capacita Conselheiros(as).

A reunião acontece na Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos, com transmissão pela TV Crea-PE, no YouTube. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, ressaltou a importância de os profissionais acompanharem a plenária nesses dois dias. Lucena fez um chamamento aos presidentes de entidade e aos conselheiros e conselheiras titulares e suplentes para que participem dos treinamentos que ocorrem no sábado (21). “Todos os esforços estão sendo feitos para aperfeiçoar nossa formação para a prestação do melhor serviço”, completou.

Adriano Lucena explicou que o II Capacita vai mostrar os diversos papéis que o conselheiro e a conselheira realiza e que são importantes na vida do profissional, do estudante e das instituições de ensino. “É importante que todos participem para que possamos construir um Crea cada vez mais célere e mais tecnológico”, afirmou.

A Sessão Plenária será aberta na sexta-feira às 19h. Entre as atividades, haverá a eleição e posse da nova diretoria. Em seguida, o presidente do Crea-PE vai apresentar as ações do Conselho e o que esperar da gestão para 2023. Já o superintendente Técnico e de Gestão, Nielsen Christianni, apresentará o Sistema Confea/Crea/Mútua.

No sábado, os trabalhos serão retomados, às 8h30. Na pauta do evento, terá treinamento, onde serão apresentados temas como direitos e deveres do conselheiro(a) regional, funcionamento do colegiado, câmaras especializadas, Anotação de Responsabilidade Técnica e Certidão de Acervo Técnico. Haverá ainda eleição e posses das comissões, dos coordenadores do Crea Jr-PE, e indicação de representantes junto ao Confea.

Na programação também está incluída a formação de comissões e representações do Crea-PE. Têm representação no Conselho as entidades de classe – Abenc, Aespe, APEEF e Senge-PE – e as instituições de ensino superior – UFRPE, FBV, Unicap, Aesga e IFPE.

Haverá ainda eleição e posse das Comissões Permanentes (Ética Profissional, Orçamento, Renovação do Terço, Educação e Atribuição Profissional, Meio Ambiente, Acessibilidade Ambiental e Divulgação). Serão empossadas também as Comissões Especiais do Mérito, Gestora do Crea Júnior e Eleitoral Regional.

Tomarão posse ainda os representantes do Plenário nas Câmaras de Engenharia Civil, Elétrica; Mecânica, Metalurgia e Química; Agronomia, Geologia e Minas; e Segurança do Trabalho, como também da representação no Comitê Técnico Permanente (CTP). O coordenador e o coordenador-adjunto do Crea Júnior, eleitos em dezembro de 2022, também vão ser empossados.

Para fechar a programação, serão indicados os representantes do Plenário do Crea-PE nas reuniões de coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Química e Florestal do Confea. O encerramento está previsto às 19h.