Crea-PE

Crea-PE realiza sexto encontro microrregional do 12º CEP-PE em Floresta

Evento aconteceu na noite desta terça-feira (17), na Escola de Referência em Ensino Médio (ETE) Deputado Afonso Ferraz

O 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) só acontece em outubro, mas sua preparação já começou há um tempo com a coleta de propostas a serem debatidas. Para isso, estão sendo feitos encontros microrregionais preparatórios, a exemplo do que aconteceu na noite desta terça-feira (17), em Floresta. Foi o sexto encontro dos 18 programados pelo Crea-PE, nas suas inspetorias regionais.

Em plena noite do início dos festejos juninos em Floresta, profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências se reuniram na ETE Deputado Afonso Ferraz e coletaram as propostas que serão definidas no 12º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco. O encontro acontecerá em agosto, no Recife, e fechará a pauta de recomendações pernambucanas a serem apresentadas no CNP, que acontece em Vitória (ES).

No evento, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, saudou os profissionais pelo compromisso de discutir e propor soluções no tema “Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades”. “É importante que a gente se reúna e discuta soluções para o desenvolvimento urbano, arborização, desenvolvimento rural para que a gente possa construir uma cidade, um estado cada vez mais forte”, pontuou Adriano Lucena.

Dentro do tema central do CNP, cinco eixos estão sendo debatidos: acessibilidade e mobilidade urbana; saneamento básico (tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos); engenharia pública (Reurbs, Moradia, Tecnologia Social). Na pauta ainda tem a qualidade ambiental (áreas verdes urbanas; emissões de CO² por habitante; focos de calor; Índice de Vulnerabilidade Climática dos Municípios; supressão da vegetação primária e secundária) e ainda Desenvolvimento Sustentável Energético para os municípios (energia acessível e limpa).

O coordenador do 12º CEP, Burguinvol Alves, explicou a dinâmica do encontro para a coleta das propostas e escolha dos delegados que vão defender as proposições dos profissionais de Floresta no CEP, no Recife. A abertura do evento ainda contou com a presença do inspetor secretário de Floresta, Luiz Pereira Nunes Júnior, além do diretor geral da Mútua-PE, Marcelo Tabatinga.

Foram eleitos os delegados a engenheira agrônoma Moema Nogueira, além dos engenheiros civis George Wallace e Kleberty Barros Nunes. Eles concorrem à vaga de delegado no 12º CEP para representar Pernambuco no CNP.

A cada três anos, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) realiza o CNP. O objetivo do congresso é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. Isso, com a participação direta dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Pular para o conteúdo