Crea-PE realiza workshop para o Dnit sobre a importância do registro profissional e ARTs

Evento é uma consequência da visita que o presidente Adriano Lucena fez ao superintendente regional do DNIT em Pernambuco, Cacildo de Medeiros Brito Cavalcante

Uma plateia de profissionais atentos, que interagiram, esclarecendo dúvidas. Foi assim a participação de servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no workshop técnico realizado, nesta segunda-feira (2) pelo Crea-PE sobre registro profissional e ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica). O evento foi uma consequência do encontro na última segunda-feira (25) entre o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e o superintendente regional do DNIT em Pernambuco, Cacildo de Medeiros Brito Cavalcante.

A aproximação do Conselho com o Dnit está dentro das diretrizes do Crea-PE na valorização de seus profissionais. “Eles foram muito receptivos e estavam de fato querendo regularizar todo o seu corpo técnico. Tanto em relação ao registro, anuidade quanto ao registro das ARTs”, atesta a gerente de Atendimento, Registro e Acervo Técnico (GAR) do Conselho, Liliana Ramos, que ministrou o workshop.

“Aproveitamos para deixar claro essa questão do acervo, da importância do acervo. Além de ser um cumprimento legal, porque a ART é prevista em lei, é uma ferramenta que permite ao profissional ter seu currículo formal”, destaca Liliana Ramos, que foi acompanhada pelo superintendente técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, que fez intervenções não só na apresentação da gerente bem como nas respostas às dúvidas dos participantes.

O workshop aconteceu no auditório do próprio Dnit, para profissionais lotados no Recife. O evento durou em torno de duas horas. Liliana Ramos classificou essa aproximação do Dnit e Crea como uma via de mão dupla, já que o departamento precisa atender a normas federais e o Crea consegue regularizar seus profissionais e sensibilizar o Dnit para a importância da ART.

“Eles se interessaram muito sobre como e o que eles vão cobrar das executoras. E isso vai nos ajudar muito futuramente quando eles emitirem o atestado de conclusão de obras que eles contrataram”, comemora a gerente, destacando que eles já vão adotar todo um padrão que tem que ser seguido, facilitando não só para o Crea como também para o profissional que está executando a obra.

Isso porque, segundo ela, o Dnit, depois de workshop, passou a ter um entendimento do que é que o Crea exige e o profissional da empresa executora, quando vier pedir o acervo dele, ele vai receber do Dnit já um documento de um padrão que o Sistema Confea/Crea exige.

Para Liliana Ramos, é importante destacar a receptividade do Dnit, seu interesse em cumprir o que determina a legislação sobre o assunto, de regularizar tudo e de ajudar o próprio Crea com essa parceria. “O superintendente do Dnit a todo instante se referiu ao Crea como o parceiro do Dnit”, reforça a gerente.