Crea-PE

Crea-PE reforça campanha “Vacina, sim!”

O Crea-PE se une ao Confea, que lançou campanha nacional em favor da vacinação em massa, em defesa da vida e do combate ao avanço da pandemia do novo coronavírus

O Crea-PE se une ao Confea para reforçar a campanha “Vacina, sim!”, em defesa da vida e do combate ao avanço da pandemia do novo coronavírus. Em um contexto de colapso do sistema de saúde e indisponibilidade de leitos UTI, é fundamental ampliar o número de brasileiras e brasileiros vacinados. As vacinas disponíveis reduzem significativamente as hospitalizações e as transmissões. O Brasil precisa, urgentemente, de vacinação em massa.

Uma nação é formada por pessoas vivas. Construção civil, produção, economia, indústria, comércio, serviços: todos os setores demandam saúde. Nós, profissionais do Sistema Confea/Crea, defendemos: quando chegar sua vez, vacine-se! Desde o começo da pandemia, o mundo já perdeu mais de 2,6 milhões de vidas. Cerca de 10% dessas vítimas eram brasileiras.

A vacinação em massa só será possível com o apoio à ciência e a ajuda da tecnologia. A rápida confecção dos testes, por exemplo, contribuiu para diagnosticar populações e municiar agentes públicos de dados para que pudessem tomar decisões referentes a lockdowns e construção de hospitais de campanha.

O desenvolvimento da vacina, por sua vez, foi recorde: um processo que usualmente demora dez anos foi executado em dez meses. Esse é o resultado que se tem quando profissionais da saúde e da ciência e tecnologia do mundo inteiro se unem e se coordenam em estruturas de governança para a busca de soluções conjuntas.

Uma vez o imunizante desenvolvido, sua produção em massa, seu transporte e seu armazenamento exigem diversos estudos de capacidade nos laboratórios, organização de cronogramas com base nas previsões das chegadas dos insumos, adaptação das áreas de produção e armazenamento, controle de qualidade que garanta as condições necessárias, ao mesmo tempo que não limite a produção, entre diversos outros passos.

Todo esse processo demanda verdadeira gestão de operação industrial. Em outras palavras: há muita engenharia envolvida nesse processo.

O Sistema Confea/Crea tem orgulho de representar profissionais essenciais dessa cadeia e poder dizer que toda a estrutura montada servirá como legado na produção de futuros imunizantes. Mas, para falar de futuro, é preciso se proteger agora: “Vacina. sim!”

Pular para o conteúdo