Edição especial do Crea Convida nesta segunda marca Dia Mundial das Águas

Presidente da Compesa, Manuela Marinho, vai falar sobre os desafios do abastecimento da Região Metropolitana do Recife; encontro está marcado para as 19h na TV Crea-PE, no Youtube

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, é a convidada da edição especial desta segunda-feira (22) do Crea Convida. A edição excepcional foi criada para celebrar o Dia Mundial das Águas, quando o debate em questão serão os desafios do abastecimento da Região Metropolitana do Recife. O encontro está marcado para as 19h, na TV Crea-PE, no Youtube.

Manuela trará para o debate o trabalho do Governo de Pernambuco, especialmente na Região Metropolitana do Recife (RMR). O Estado, que tem a menor disponibilidade hídrica por habitante no País, enfrenta, desde o ano passado, um dos cenários mais críticos no que diz respeito à falta de chuvas na região. Diante da situação atual, a presidente vai detalhar os investimentos de curto, médio e longo prazo feitos pela Compesa. De imediato, a empresa está investindo cerca de R$ 20 milhões em ações para ampliar a oferta de água e, com isso, trazer mais segurança hídrica aos sistemas, a exemplo da reativação e perfuração de mais de 30 poços na RMR.

Diante da situação emergencial decretada devido à pandemia da Covid-19 em Pernambuco, a Compesa também elaborou um plano emergencial para execução de mais de 78 obras estratégicas na RMR, de pequeno e médio porte, o que representou um investimento de cerca de R$ 11 milhões.

Manuela Marinho é Engenheira Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)   pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de Pernambuco (UPE). Auditora fiscal da Receita Estadual da Paraíba, atua desde 2013 no Governo do Estado de Pernambuco, tendo exercido a função de Secretária Executiva do Programa de Desenvolvimento do Turismo de Pernambuco (Prodetur) de 2016 a 2018. Comandou a pasta de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco no ano de 2018 e, em 2019, esteve à frente da área de transportes na Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) até assumir a presidência da Compesa.

CREA CONVIDA

Trata-se de um projeto semanal que apresenta debates sobre temas relevantes no campo das Engenharias, Agronomia e Geociências propostos por profissionais da área. Os encontros virtuais ficam disponíveis no canal oficial do Conselho no YouTube, o TV Crea-PE.