Crea-PE, Secti, Sudene e ABDI avançam na construção de um amplo programa de fomento à Indústria 4.0 em Pernambuco

*Com informações da Secti e imagens de Barto Bittencourt

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, esteve reunido na última terça-feira (16) com o secretário de Ciência, Tecnologia & Inovação, Lucas Ramos, o presidente da ABDI, Igor Calvet, o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, e o conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), Jaime Alheiros. Em pauta, a definição das linhas estratégicas de uma iniciativa conjunta para construção de um amplo programa de fomento à Indústria 4.0 em Pernambuco.

Dois pilares serão fundamentais na elaboração dos projetos. Primeiro, fortalecer o modelo de residências tecnológicas desenvolvido pela Secti, hoje referência em sinergia entre o ecossistema público de CT&I e a iniciativa privada, especialmente junto a empresas âncoras das cadeias produtivas de maior participação no PIB do Estado.

Segundo, interiorizar as ações a partir dos Espaços 4.0, utilizando a expertise estruturada pelo Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas – Parqtel para ações de apoio à Indústria.

A presença do CREA-PE e CAU/PE foi estratégica, abrindo caminhos para a participação da indústria da construção civil nas iniciativas que serão desenvolvidas.

O diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior, Carmelo Bastos, e o gerente geral de Ambientes de Inovação da Secti, Alexandre Maciel, também fizeram parte da reunião.