“Crise dos fertilizantes e a oportunidade de inovação e sustentabilidade na mineração” é o tema do Crea Convida desta terça-feira (13)

O assunto será abordado pela geóloga Nayara Mesquita e pelo geólogo João Adauto de Souza Neto, a partir das 19h, com transmissão pela TV Crea-PE, no Youtube

Após a exposição da dependência brasileira na produção externa de fertilizantes causada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, as iniciativas de aposta na fabricação nacional vêm ganhando força. Uma das alternativas é a remineralização de pó de rocha. Um projeto que já está sendo abordado no Sul e Sudeste, mas que também está ganhando espaço no Nordeste, mais precisamente em Pernambuco, principalmente com o surgimento da startup Reminera Brasil.

A empresa nasceu há um ano como incubada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi a primeira no Estado a receber a certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para fazer controle de qualidade e as análises do pó de rochas para que possa ser usado na agricultura. Para falar sobre esta iniciativa e o impacto dela para a agricultura no Estado e no Nordeste, o Crea Convida desta terça-feira (13) traz o tema “Crise dos fertilizantes e a oportunidade de inovação e sustentabilidade na mineração”.

O assunto será abordado pelos palestrantes Nayara Mesquita, geóloga, mestre em geociência, diretora executiva e co-fundadora da Reminera Brasil e por João Adauto de Souza Neto, geólogo, doutor em Ciências Geológicas pela Université Catholique de Louvain (Bélgica), professor no Departamento de Geologia e no Programa de Pós-Graduação em Geociências da  UFPE.

“A proposta da Reminera é estudar esse pó que geralmente é acumulado, sendo às vezes um problema, um passivo ambiental. A gente estuda esse material e a ideia é fazer dele um produto para reinserir no mercado”, explica a geóloga, destacando que a startup traz o princípio da sustentabilidade, da economia circular para dentro da mineração.

A aplicação desse pó de rocha é uma alternativa mais sustentável do que o fertilizante químico. “Na verdade, essa é uma alternativa que apoia o uso do fertilizante químico, podendo usar as duas opções conjuntamente. Mas vai fortalecendo o solo de uma forma natural”, observa Nayara Mesquita.

Na prática, o trabalho da Reminera Brasil é coletar amostras do pó de rocha ou da rocha e estudar a química, a mineralogia, vários parâmetros, que o Ministério da Agricultura estabeleceu para que essas rochas possam ser usadas na agricultura, aplicando no solo. A pesquisa é tanto em mineradoras que já existem, como pedreiras para britas ou rochas ornamentais, por exemplo, quanto em novas áreas para prospecção.

Nayara Mesquita conta que em 2013 o Ministério da Agricultura estabeleceu uma normativa sobre remineralizadores. A partir de então seu uso vem crescendo, principalmente com o incentivo do ministério e da Embrapa. “Tanto a Embrapa quanto o MAPA vêm fortalecendo o uso deste produto para a agricultura e, por consequência, o mercado interno”, reforça a diretora executiva.

A Reminera foi criada e está sendo tocada por três geólogos, colegas de faculdade. São duas mestres e um doutor, cada uma área complementar que têm relação com as análises que são feitas. Ela presta consultoria para clientes que queiram comercializar o pó de rocha para a agricultura.

O Crea Convida será transmitido ao vivo, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube. Depois da apresentação dos palestrantes, será aberto um espaço para interação com os participantes da live. Será possível fazer comentários e perguntas sobre o tema pelo chat do canal do Crea-PE.