Capa > Arquivo > Delegados do 8º CNP analisam propostas de melhoria na legislação do Sistema

Delegados do 8º CNP analisam propostas de melhoria na legislação do Sistema

Gramado, 13 de setembro de 2013

Os delegados do Crea-PE, acompanhados do presidente José Mário Cavalcanti, do coordenador e o coordenador-adjunto da Comissão Organizadora Regional, Plínio Bezerra e Nielsen Christianni, respectivamente, tiveram muito trabalho e articulações durante o primeiro dia do 8º Congresso Estadual de Profissionais (CNP), que acontece até amanhã (14), no Centro de Convenções Serra Park, em Gramado.

Na abertura das atividades, na quinta-feira (12) o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, seguiu o que determina a Resolução 1.013/05: eleição dos demais membros da mesa diretora e aprovação da minuta de regimento, que foi colocada para apreciação de todos. Em virtude de questionamentos e modificações propostas no regimento, a divisão dos grupos de trabalho para análise das propostas somente aconteceu no período da tarde. Os oito grupos analisarão todas as 61 propostas enviadas pelos Creas e formatadas pelo Confea. Pernambuco enviou 16 propostas de melhoria na legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Os delegados pernambucanos, juntamente com o coordenador e o coordenador-adjunto, se articularam ainda no primeiro dia (12) para questionar a consolidação nacional feita nas propostas enviadas por Pernambuco. Para os delegados do Regional, algumas propostas não refletem o que foi enviado. Participam do 8º CNP pelo Crea-PE 15 delegados: José Roberto, Joadson de Souza, Jario Pinto, Jairo Leito, Antônio Castelar, Gaio Camanducaio, Hermínio Filomeno, Hirosh Fujino, Luiz Antônio, Antônio Ferreira, André Bandeira, Clóvis Arruda, Rafael Soares, Augusto Nogueira e Jessé Barbosa.

Mesa diretora
Os congressistas elegeram a mesa diretora no início dos trabalhos. Para a 1ª secretaria, foi escolhido o presidente do Crea-DF, Flavio Correia; para a 2ª secretaria, assumiu a representante do Crea-DF na 8ª edição do CNP, Iracy Santos Silvano. Já o representante da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee-SE), José Pereira dos Santos, foi eleito 1º relator, enquanto o representante do Crea-MS, Laércio Carvalho, foi nomeado para a 2ª relatoria. Em cumprimento à legislação, assumem a presidência e a vice-presidência da mesa respectivamente o presidente do Confea e o coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) do Conselho Federal, representada pelo conselheiro federal Marcelo Morais.

Hoje (13) os trabalhos seguem durante todo o dia, quando os oito grupos de trabalho continuam analisando as 61 propostas consolidadas nacionalmente.

Ondine Bezerra
Jornalista