Delegados do 8º CNP analisam propostas de melhoria na legislação do Sistema

Gramado, 13 de setembro de 2013

Os delegados do Crea-PE, acompanhados do presidente José Mário Cavalcanti, do coordenador e o coordenador-adjunto da Comissão Organizadora Regional, Plínio Bezerra e Nielsen Christianni, respectivamente, tiveram muito trabalho e articulações durante o primeiro dia do 8º Congresso Estadual de Profissionais (CNP), que acontece até amanhã (14), no Centro de Convenções Serra Park, em Gramado.

Na abertura das atividades, na quinta-feira (12) o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, seguiu o que determina a Resolução 1.013/05: eleição dos demais membros da mesa diretora e aprovação da minuta de regimento, que foi colocada para apreciação de todos. Em virtude de questionamentos e modificações propostas no regimento, a divisão dos grupos de trabalho para análise das propostas somente aconteceu no período da tarde. Os oito grupos analisarão todas as 61 propostas enviadas pelos Creas e formatadas pelo Confea. Pernambuco enviou 16 propostas de melhoria na legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Os delegados pernambucanos, juntamente com o coordenador e o coordenador-adjunto, se articularam ainda no primeiro dia (12) para questionar a consolidação nacional feita nas propostas enviadas por Pernambuco. Para os delegados do Regional, algumas propostas não refletem o que foi enviado. Participam do 8º CNP pelo Crea-PE 15 delegados: José Roberto, Joadson de Souza, Jario Pinto, Jairo Leito, Antônio Castelar, Gaio Camanducaio, Hermínio Filomeno, Hirosh Fujino, Luiz Antônio, Antônio Ferreira, André Bandeira, Clóvis Arruda, Rafael Soares, Augusto Nogueira e Jessé Barbosa.

Mesa diretora
Os congressistas elegeram a mesa diretora no início dos trabalhos. Para a 1ª secretaria, foi escolhido o presidente do Crea-DF, Flavio Correia; para a 2ª secretaria, assumiu a representante do Crea-DF na 8ª edição do CNP, Iracy Santos Silvano. Já o representante da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee-SE), José Pereira dos Santos, foi eleito 1º relator, enquanto o representante do Crea-MS, Laércio Carvalho, foi nomeado para a 2ª relatoria. Em cumprimento à legislação, assumem a presidência e a vice-presidência da mesa respectivamente o presidente do Confea e o coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) do Conselho Federal, representada pelo conselheiro federal Marcelo Morais.

Hoje (13) os trabalhos seguem durante todo o dia, quando os oito grupos de trabalho continuam analisando as 61 propostas consolidadas nacionalmente.

Ondine Bezerra
Jornalista