Crea-PE

Piauí receberá próxima Soea

Gramado, 13 de setembro de 2013

O Estado do Piauí sediará a 71ª edição da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea). O presidente do Crea-PI, engenheiro civil Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, agradeceu, na cerimônia de encerramento da 70ª Soea,  aos presidentes dos Creas pelo apoio para a eleição do Piauí como sede da próxima Soea. “A partir dessa data, que marca a maior Soea feita em 70 anos, temos um novo evento, muita responsabilidade,  já que agora o desafio de igualar ao evento aqui realizado”, disse Oliveira. O presidente do Crea Piauí ainda destacou as características de Teresina, como a única capital não banhada pelo mar, mas abraçada por dois grandes rios: Poti e Parnaíba.

“Usaremos toda nossa experiência com a Feira e Congresso Internacional de Engenharia e Agronomia (Fecon),  toda nossa estrutura do Crea-PI estará voltada para a 71ª Soea assim como nossos conselheiros regionais e federais, inspetorias, Mutua-PI, governo do estado e prefeitura. Esperamos cada um de vocês em 2014”, disse o presidente. 

Durante o encerramento da 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), na noite desta quarta-feira (11), o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu e Silva, fez um balanço da Soea lembrando a extensa programação de palestras e reuniões promovidas nos quatro dias de evento. Na oportunidade, também apresentou aos mais de 3 mil participantes do evento as ações desenvolvidas pelo Confea em favor da modernização da legislação e da atualização do Sistema.

“Tivemos grandes palestras técnicas que enriqueceram o evento e todos nós. Discutimos políticas públicas sobre transportes, energia, meio ambiente e ética. Não temos dúvidas de que participamos de um grande evento e de um momento importantíssimo de integração das principais lideranças que conduzem o nosso Sistema, entidades de classe nacionais e regionais e instituições de ensino”, destacou.Sobre as ações desenvolvidas pelo Confea, Tadeu pontuou o acompanhamento sistemático dos principais projetos de lei de interesse do Sistema. “Hoje são mais de 190, sendo 40 diretamente relacionados à área tecnológica. Também há uma atuação conjunta com a Frente Parlamentar das Engenharias e Agronomia”, disse.

Tadeu mencionou a publicação da Resolução nº 1048/2013, que consolidou as áreas de atuação, as atribuições e as atividades profissionais. Ele também falou da proposta de alteração à Resolução nº 1032/2011, que dispõe sobre a celebração de convênios entre os Creas e as entidades de classe e as instituições de ensino. “Além disso, tivemos a consolidação do reconhecimento da importância da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, no que se refere à utilização de recursos públicos, conforme recente acórdão do Tribunal de Contas da União”, destacou o presidente do Confea.Ao finalizar o discurso, José Tadeu afirmou que o Sistema está no rumo certo da efetivação de ações que irão contribuir para o desenvolvimento do Brasil, e chamou atenção dos profissionais para o cumprimento das demandas sociais. “A população espera de nosso exercício profissional: qualidade, segurança, economia, e boa técnica e não apenas um profissional habilitado ou empresa registrada”, encerrou.

Registros da 70ª Soea
Antes de encerrar a Soea, o anfitrião, presidente do Crea-RS, engenheiro Luiz Alcides Capoani, lembrou o incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), homenageando a engenheira florestal recém-formada, Cristina Peiter, sobrevivente da tragédia. Exemplo de força e superação, a profissional disse durante o longo período em que ficou hospitalizada correu contra o tempo para se formar. “Mas, graças a Deus, deu tudo certo e eu estou muito orgulhosa de ser uma engenheira florestal”, afirmou. Foi aplaudida de pé pelos participantes da cerimônia de encerramento da 70ª Soea.Sobre a Semana Oficial, o presidente do Crea-RS destacou os números registrados. Disse que eram esperados 2.500 participantes, e o evento teve 3.620 inscritos, muito além da mais otimista expectativa. Depois citou as principais palestras realizadas durante o evento para demonstrar o alto nível dos temas e dos conferencistas.

Lembrou que, para que todos desfrutassem de um evento organizado, foi necessário o trabalho de muitos. Desde a empresa que promoveu o evento até os funcionários do Crea-RS, o Colégio de Presidentes, o Crea Jovem, os conselheiros e a comissão organizadora. “Todos foram guerreiros e hospitaleiros”, assinalou. Capoani saudou, ainda, os representantes do Piauí, secretário de Assistência Social e Cidadania do estado do Piauí, engenheiro agrônomo Francisco Guedes, representante do governador Wilson Martins, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e previu que eles farão uma das maiores Soeas do Brasil no próximo ano.

Carta da Semana Oficial
A carta de encerramento da 70ª Soea foi elaborada pelo Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e lida pelo seu coordenador, engenheiro de alimentos Gumercindo Ferreira da Silva. Confira o texto da Carta Declaratória da 70ª Soea.

Equipe de Comunicação do Confea e dos Creas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo