Home > Arquivo > Delegados pernambucanos do CNP analisam propostas formatadas pelo Confea

Delegados pernambucanos do CNP analisam propostas formatadas pelo Confea

Gramado, 11 de setembro de 2013

Delegados pernambucanos do 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) reuniram-se, na manhã da quarta-feira (11), no auditório do Centro de Convenções Serra Park, em Gramado, para analisar as 61 propostas enviadas por todos os Creas e formatada pelo Confea, para serem discutidas e colocadas em votação, de quinta-feira (12) até o sábado (14). Pernambuco contribuiu com 16 propostas de melhoria na legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua.

“Vamos analisar cada uma das propostas e chegaremos a um consenso para aprovação ou rejeição das mesmas”, disse o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti.

A reunião seguiu com a condução do coordenador e do coordenador adjunto da Comissão Organizadora Regional de Pernambuco, Plínio Bezerra e Nielsen Christianni, respectivamente.

Entre as propostas apresentadas pelo Crea-PE, estão a eleição virtual e obrigatória, o estabelecimento de padrões da ABNT para projetos de prevenção e combate à incêndio, e a obrigatoriedade de cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho nos departamentos técnicos nas corporações dos bombeiros, entre outras.

CNP

O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum realizado pelo Conselho Federal de Engenharia (Confea), apoiado pelos Creas, pela Mútua e pelas Entidades Nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Esse Congresso é organizado a cada três anos e é precedido pelos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs), e esses pelos eventos locais, microrregionais ou regionais. A oitava edição acontece neste ano, em Gramado, no Rio Grande do Sul, durante a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) e o tema central é “Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional”.

Antes da concretização desse evento nacional, cada Conselho Regional realizou seu Congresso Estadual de Profissional – CEP. Esse evento conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

Kele Gualberto

ASC do Crea-PE