Delegados pernambucanos do CNP analisam propostas formatadas pelo Confea

Gramado, 11 de setembro de 2013

Delegados pernambucanos do 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) reuniram-se, na manhã da quarta-feira (11), no auditório do Centro de Convenções Serra Park, em Gramado, para analisar as 61 propostas enviadas por todos os Creas e formatada pelo Confea, para serem discutidas e colocadas em votação, de quinta-feira (12) até o sábado (14). Pernambuco contribuiu com 16 propostas de melhoria na legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua.

“Vamos analisar cada uma das propostas e chegaremos a um consenso para aprovação ou rejeição das mesmas”, disse o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti.

A reunião seguiu com a condução do coordenador e do coordenador adjunto da Comissão Organizadora Regional de Pernambuco, Plínio Bezerra e Nielsen Christianni, respectivamente.

Entre as propostas apresentadas pelo Crea-PE, estão a eleição virtual e obrigatória, o estabelecimento de padrões da ABNT para projetos de prevenção e combate à incêndio, e a obrigatoriedade de cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho nos departamentos técnicos nas corporações dos bombeiros, entre outras.

CNP

O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum realizado pelo Conselho Federal de Engenharia (Confea), apoiado pelos Creas, pela Mútua e pelas Entidades Nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Esse Congresso é organizado a cada três anos e é precedido pelos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs), e esses pelos eventos locais, microrregionais ou regionais. A oitava edição acontece neste ano, em Gramado, no Rio Grande do Sul, durante a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) e o tema central é “Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional”.

Antes da concretização desse evento nacional, cada Conselho Regional realizou seu Congresso Estadual de Profissional – CEP. Esse evento conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

Kele Gualberto

ASC do Crea-PE