Edição especial do Crea Convida registra recorde de audiência

Para marcar o Dia Mundial da Água e o Dia do Compesiano, comemorados nesta segunda-feira (22), o Crea Convida realizou uma edição especial com a presidente da Compesa, Manuela Marinho. A live teve números recordes: uma média de 110 acessos simultâneos e, ao término do programa, o Youtube já tinha registrado 406 visualizações. O Crea Convida edição especial contou com a participação também do chefe de gabinete do Crea-PE, Ermes Costa, e com mediação da gerente de políticas institucionais do Conselho, Ciara Carvalho.

Em sua fala representando o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena; Ermes Costa chamou a atenção para a importância de celebrar o Dia Mundial da Água. “Essa data serve para nos mantermos em alerta dos impactos da ação humana nos mananciais e da necessidade de preservação da natureza, além da importância de combater a poluição e o desmatamento”, destacou o chefe de gabinete do Crea-PE.

Em sua palestra, a engenheira civil Manuela Marinho traçou o cenário da grave crise hídrica que atinge o Estado de Pernambuco, acentuada pela escassez das chuvas. Ela falou sobre os investimentos que estão sendo feitos em todo Estado para melhorar a oferta de água e saneamento, mas tratou, em especial, sobre a situação da Região Metropolitana do Recife, onde vivem mais de 4 milhões de pessoas. Manuela destacou que, nos últimos anos, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) investiu cerca de R$ 6 bilhões em ações estruturadoras no Estado.

“Nos últimos anos investimos mais de R$ 6 bilhões. Só no ano passado, nós queríamos chegar em R$ 1 bilhão, mas, por conta da pandemia, essa meta foi prejudicada, em função das obras atrasadas. Neste ano de 2021, nós estamos com a previsão de R$ 1,2 bilhão em investimento em água (R$ 673 milhões) e esgotamento sanitário (R$ 540 milhões). A gente tem obra em todo o Estado. São ações na RMR (R$ 540 milhões), Zona da Mata (R$ 142 milhões), Agreste (R$ 323 milhões), Sertão (R$ 188 milhões)”, destacou a presidente da Compesa.

O Dia Mundial da Água foi oficialmente nomeado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como propósito discutir não somente a importância desse recurso, como também os diversos usos da água para a manutenção da sociedade. Segundo a ONU, em todo o planeta, cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso à água. Em 2050, a previsão traz um cenário ainda pior, com 5,7 bilhões de seres humanos vivendo em áreas com escassez de água por 30 dias no ano.

Crea Convida em dose dupla

Especialmente esta semana, o Crea Convida terá duas edições. Nesta terça-feira (23) o projeto vai discutir o “Plano Recife 500 anos e o papel da Engenharia”. O convidado para a conversa virtual é o arquiteto e urbanista Marcos Baptista, presidente da Agência Recife para a Inovação e Estratégia (Aires). A live colocará a Engenharia no centro da conversa, discutindo como ela poderá contribuir para o Recife do futuro.

O encontro terá como debatedores os engenheiros civis Roberto Muniz e Maurício Andrade, além do arquiteto Geraldo Marinho. Como sempre, o encontro virtual está marcado para começar às 19h no canal do Conselho no YouTube, a TV Crea-PE.