Eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua estão marcadas para 17 de novembro

Profissionais em Pernambuco  com os pagamentos em dia vão eleger o presidente do Crea-PE, diretores geral e administrativo da Mútua e presidente do Confea, além do conselheiro federal de Agronomia

Os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua em Pernambuco vão às urnas em 17 de novembro de 2023 para escolher seus representantes. As eleições serão para os cargos de presidente do Crea-PE; diretor geral e diretor administrativo da Mútua-PE; conselheiro federal, na modalidade Agronomia; além do presidente do Confea.

Estarão aptos a votar os profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, e que estejam em dia com os pagamentos da anuidade, taxas, emolumentos e multas. O prazo limite para a regularização termina no dia 16 de outubro, 30 dias antes da eleição.

Giani Camara, coordenadora da Comissão de Eleição Regional do Crea-PE, explica que, pela primeira vez em Pernambuco, a eleição será virtual. O Sistema já realizou quatro processos de votação pela internet, para preenchimento de vagas em dois Creas e para conselheiros federais.

A votação será aberta às 8h e se estende até às 19h, horário de Brasília, através do site do Confea www.votaconfea.org.br. Para votar, os profissionais farão a autenticação com o CPF e com a senha que será enviada por e-mail ou por mensagem no celular. O Crea-PE irá disponibilizar pontos de internet na sede e nas inspetorias regionais.

Giani Camara ressalta a necessidade da atualização do cadastro por parte do profissional para que ele receba a sua senha e fique apto a votar. A coordenadora explica que o voto é facultativo, mas destaca que é importante participar da escolha da sua representação profissional, que é o Conselho. Além disso, ela observa que a votação virtual vai facilitar a participação dos profissionais.

A corrida eleitoral começa no dia 3 de julho, com o lançamento do edital das eleições. Nos preparativos do processo eleitoral estão programados seminários, entre maio e julho, com os presidentes dos conselhos regionais, coordenadores e assessores das comissões eleitorais e assessores jurídicos dos Creas.

Comissão estabelece calendário

A Comissão Eleitoral Federal foi instalada em janeiro de 2023. O Confea e os Creas estão realizando reuniões ordinárias em torno do processo. No próximo dia 31 de maio, acontece o primeiro seminário, reunido os presidentes dos Creas e assessores, na Paraíba. O segundo encontro acontece em Brasília, com os coordenadores e coordenadores adjuntos, assessores ou técnicos da comissão. O último seminário será no dia 11 de julho, também em Brasília, com os assessores jurídicos.

O Edital de Convocação das Eleições será publicado no Diário Oficial da União, no dia 3 de julho, pela Comissão Eleitoral Federal e disponibilizado no site do Confea. Os candidatos que ocupam cargo, emprego ou função no Confea, no Crea ou Mútua têm que se desincompatibilizar até 16 de agosto. Também devem se desincompatibilizar até essa data os dirigentes, administradores e superintendentes, presidentes e integrantes da diretoria de entidades de classe registradas no Sistema Confea.

A apresentação do requerimento de registro de candidatura deve ser feita até 18 de agosto. Para a vaga de conselheiro federal de Agronomia podem se candidatar engenheiro agrônomo e agrícola e engenheiro de Pesca. As vagas são para titular e suplente.

As campanhas eleitorais estarão liberadas a partir do dia 19 de agosto. A votação acontece no dia 17 de novembro. O Confea divulga no dia 18 de dezembro o resultado das eleições homologadas pelo Plenário do Conselho Federal, em 15 de dezembro.