Eleito novo coordenador do Fórum de Presidentes do Nordeste

Aracaju, 05 de fevereiro de 2013

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Victor C. Frota Pinto, foi eleito, no último sábado, em Aracaju (SE), ao cargo de coordenador do Fórum de Presidentes do Nordeste. Para a função de coordenador adjunto, o escolhido foi o presidente do Crea-PI, Paulo Roberto Ferreira de Oliveira. Já o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, cuidará de assuntos do São Francisco e Semiárido e para Relações Institucionais, a nova responsável é a presidenta do Crea-PB, Giucélia Araújo de Figueiredo. O 1º Fórum de 2013 do Colégio de Presidentes do Nordeste teve início na última sexta-feira (1º).

O eng. civ. Jorge Roberto Silveira, presidente do Crea-SE e atual coordenador, fez um balanço das conquistas de 2012: “esse fórum assumiu um papel político muito importante por dar mais visibilidade às questões pertinentes ao Nordeste, além de contribuir para a consolidação do posicionamento dos Creas em nível federal”.

O CP NE teve uma atuação expressiva no ano passado, quando contribuiu para as discussões sobre a uniformização de procedimentos para todos os Creas do País. Um dos passos nessa direção é a criação de uma Central Única de Atendimento Telefônico. Com isso, profissionais terão um acesso mais rápido e transparente ao Crea do seu Estado.

Dentre os temas que impactam diretamente a sociedade, a acessibilidade foi bastante discutida, em especial a necessidade de padronização das calçadas. A transposição do Rio São Francisco foi outro assunto que repercutiu no Colégio de Presidentes do Nordeste e ecoou na mídia. Uma questão delicada e polêmica que vai continuar na pauta em 2013, tratada com ética e responsabilidade. A Copa do Mundo também esteve e estará presente. Nos Estados que serão sede do evento, os Creas estão diretamente envolvidos na fiscalização das obras para garantir segurança à população e aos visitantes.

Os presidentes ainda discutiram o regimento do Fórum de Presidentes dos Creas Regionais, o mandato dos conselheiros, a PL 2467/2012, a Resolução 530/2011 do Confea, a atual situação da transposição do Rio São Francisco, entre outros assuntos de interesse da categoria.

Com informações da Assessoria de Comunicação do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação