Encontro microrregional preparatório para o 11º CEP-PE em Santa Cruz do Capibaribe reuniu propostas de profissionais da região

Sugestões foram aprovadas no evento que aconteceu na última quinta-feira (14), na Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos (ETE), em Santa Cruz

A Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos (ETE), em Santa Cruz do Capibaribe, foi o local que recebeu, na noite da última quinta-feira (14), o encontro microrregional preparatório da região para o 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE). O encontro contou com a presença de profissionais das engenharias, agronomia e geociências do município e vizinhança.

Na abertura do evento, foi composta pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena; pela secretária de Desenvolvimento Urbano de Santa Cruz, Patrícia Souto de Barros Lago; pelo vereador José Soares Correia, representante da Câmara dos Vereadores; do inspetor tesoureiro de Santa Cruz, Matheus Renan Torres. Também participaram da mesa o coordenador adjunto da Comissão Organizadora do 11° CEP-PE, Nailson Pacelli; e o diretor financeiro da Mútua-PE, Leonardo Teixeira.

Na sua fala de abertura, Lucena reforçou a importância do profissional na formação de um Crea forte. Da necessidade de ir além das críticas e reclamações, sem engajamento para buscar melhorias. “Se queremos um Crea diferente, vamos participar”, propôs Lucena, convidando os profissionais a criar um Crea coletivo, para todos e com todos. “Juntos podemos construir um mundo melhor”, assegurou o presidente do Conselho.

A secretária de Desenvolvimento Urbano destacou a importância do Crea no crescimento da cidade. Ela afirmou que a prefeitura vê com bons olhos a instalação da Inspetoria em Santa Cruz. “É importante ter uma parceria com esse órgão regulador para nos auxiliar num crescimento organizado e sustentável” observou Patrícia Souto.

O evento seguiu com a explicação do coordenador adjunto sobre a elaboração das propostas para que elas possam ser validadas. Na lista de propostas apresentadas pelos profissionais de Santa Cruz e região, está a retirada dos moradores, com demolição da edificação e urbanização da área, principalmente a pavimentação de rua perimetral. Isso porque, segundo a justificativa apresentada na proposta, “não adianta apenas retirar os moradores, é necessário urbanizar para evitar novas invasões”.

Os problemas no trânsito também foram tema de uma das propostas da noite. A sugestão é focar no trânsito de pedestres, coletivos, sinalização semafórica e viária. Por conta da indústria de confecção, o tratamento e abastecimento de água em Santa Cruz é um problema que aflige a cidade. Por isso, foi proposto distribuir água de reuso em rede paralela à água potável. Interligar água efluente da ETE para ETA, implementando tecnologias que a tornem potável (tratamento terciário e afins).

Ainda foi apresentada a proposta que dispõe a implantação de novas tecnologias com o intuito de planejar de forma eficiente e minimizar a disparidade entre o planejado e o executado. Estas e as outras propostas aprovadas serão apresentadas pelo delegado eleito por aclamação para Santa Cruz e região, Alcir Araújo. Ele irá defender as sugestões aprovadas no encontro de Santa Cruz no 11º CEP-PE, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Recife.

Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Confea promove a cada três anos o CNP. Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. Isso, com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. O assunto será abordado em três eixos de discussão, sendo eles: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Valorização Profissional.