Crea-PE

Profissionais de Caruaru e região bateram recorde de público entre os encontros microrregionais preparatórios para o 11º CEP-PE realizados até agora

Evento na terra de Mestre Vitalino aconteceu na noite da última sexta-feira (15), no auditório da Asces-Unita (Campus II)

Caruaru encerrou a semana dos encontros microrregionais preparatórios para o 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE). O evento aconteceu na noite desta sexta-feira (15), no auditório da Asces-Unita (Campus II). Reuniu engenheiros, agrônomos e geocientistas da cidade, com uma plateia diversificada, principalmente nas faixas etárias presentes.

“Esses encontros são uma oportunidade para construir um Crea que nós queremos, num caminho democrático”, frisou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, ao falar para a plateia presente. Ele presidiu a mesa de abertura na companhia do inspetor coordenador de Caruaru, Charlles Freitas; do coordenador adjunto da Comissão Organizadora do 11° CEP-PE, Nailson Pacelli; e do diretor financeiro da Mútua-PE, Leonardo Teixeira.

Lucena destacou a importância de Caruaru e região no crescimento do Estado e a necessidade da participação dos profissionais em ações que promovam esse desenvolvimento. E o encontro proporciona exatamente a mobilização da comunidade profissional local em busca de propostas para a categoria e para a sociedade.

Os participantes dividiram-se em três grupos para discutir as propostas nos eixos temáticos de valorização profissional, inovação tecnológica e infraestrutura, que reuniu o maior time. Por pouco mais de uma hora eles debateram suas proposições e apresentaram para apreciação e votação dos profissionais presentes.

Foram apresentadas sete propostas, nos três eixos, com a aprovação de todas. Entre as proposições apresentadas pelos engenheiros e engenheiras no encontro, a criação de um sistema de educação ambiental para separação de resíduos sólidos na comunidade, a partir de mídia social e instituições públicas e privadas. Isso porque, os aterros sanitários estão perdendo a vida útil devido à falta de separação de resíduos.

O problema com o saneamento motivou a apresentação da proposta que prevê a implementação de uma política de saneamento dentro do plano diretor das cidades, onde passa a ser melhor definido uma fiscalização técnica e melhor direcionamento dos recursos. De fato, foram três sugestões que convergiam com esse tema.

Ainda foi proposto o desenvolvimento de ferramentas fundamentadas na geociência de forma a intensificar a fiscalização de obras e serviços para possibilitar a detecção de irregularidades. Uma proposta que envolveu debate com os participantes e contribuição para agregar as sugestões dos profissionais presentes.

Apresentadas e aprovadas as propostas, o evento seguiu com a escolha do delegado de Caruaru para apresentar e defender estas propostas no 11º CEP-PE, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Recife. Três engenheiros se candidataram. Nailson Pacelli, que conduziu o processo de escolha, explicou que o Confea só custeia as despesas de deslocamento e hospedagem para um eleito. Mas Adriano Lucena assegurou que o Crea-Pe arcaria com os custos dos outros dois. Então, os três candidatos foram eleitos. São eles: Leirson Salvador, Bezerra de Vasconcelos, Diogo Cleber da Silva e Claudio José de Freitas Vasconcelos.

Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Confea promove a cada três anos o CNP. Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. Isso, com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. O assunto será abordado em três eixos de discussão, sendo eles: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Valorização Profissional.

 

Pular para o conteúdo