Energia solar é debatida no Crea Convida

Setor apresentou maior crescimento em 2020, com perspectivas de manter o aumento no percentual de geração fotovoltaica no País

O tema do Crea Convida desta terça-feira (2), “As perspectivas do Mercado de Energia Solar em Pernambuco”, foi apresentado pelo presidente da Associação Pernambucana de Energia Solar (Apesolar), Rudinei Miranda, além dos engenheiros eletricistas Maécio Gomes Campos e Paulo Correia Filho, que atuam no mercado privado de energia solar em Petrolina e Caruaru, respectivamente. O setor é um dos que mais cresce no País, com aumento de 70% em 2020, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Na sua apresentação, Rudinei Miranda começou falando sou a associação que preside. Ela foi fundada em 2016. O objetivo é a otimização do mercado desta energia renovável, integrando empresas, profissionais e clientes para apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento do setor de energia fotovoltaica em todo o Estado.

Quanto às perspectivas do mercado de energia solar, o palestrante alertou que, de acordo com o relatório anual do Balanço Energético (Ben), o maior crescimento da matriz energética tem sido na energia solar. Neste relatório são apresentados dados de produção da energia solar, de fontes renováveis de matriz energética no contexto geral, dentre todas as fontes de produção de energia renovável e não renovável.

O crescimento da energia solar nesta matriz mostra que o mercado e os governos têm entendido ser excelente alternativa de baixo custo, de boa rentabilidade, eficiência e de grande capacidade de suporte a matriz de forma significativa. O presidente da Apesolar ainda destacou que os recordes de geração tanto da solar quanto da eólica vieram para ficar contribuindo de forma efetiva para o crescimento do mercado.

O engenheiro eletricista Paulo Correia Filho apresentou dados da Greener – uma consultoria no setor de energia – que reforçam a informação de crescimento do setor. Apenas no primeiro semestre de 2021, já ultrapassou os números contabilizados em todo o ano de 2020. Segundo informou o engenheiro, apesar da alta dos preços dos equipamentos o custo dos sistemas para geração da energia solar se manteve estável.

“O Nordeste é a região do País com maior espaço de radiação solar e uma das maiores do mundo. A nossa energia solar encontra seu maior mercado nas empresas de serviços e varejo. Juntas, somam mais de 70% das instalações de sistemas no Brasil”, informou.

Para Correia Filho, a criação da lei que irá legalizar o marco regulatório para o mercado de energia renovável trará maior segurança para os investidores. Com isso, trará mais benefícios e crescimento para toda a cadeia envolvida na atividade.

Na sua apresentação, o engenheiro eletricista Maécio Gomes Campos falou sobre a tecnologia e aplicações para a produção da energia fotovoltaica. Ele explicou as diferenças entre os sistemas isolados, conectados à rede, o modo de geração própria e remota e o chamado sistema híbrido. Também salientou a importância de mão de obra para várias atividades que antecedem a instalação das placas, a exemplo do trabalho de operadores de drones, projetos topográficos e outros projetos complementares, como a área de aterramento e demais requisitos técnicos contidos nas normas.

A live ainda contou com a interação dos internautas que estavam assistindo o debate ao vivo. Uma série de perguntas foi feitas, tirando dúvidas com os três palestrantes. A live completa pode ser vista aqui.

O Crea Convida acontece todas as terças-feiras, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube.