Engenheiro francês apresenta soluções preventivas para a melhoria da pavimentação

Hoje (15), pela manhã, o Crea-PE recebeu a palestra da empresa francesa Rincent BTP, do engenheiro francês Jean-Jacques Rincent, no auditório do Conselho. Profissionais e estudantes conferiram a apresentação de Philippe Beno, francês radicado no Brasil, sobre os novos aspectos da pesquisa e desenvolvimento relacionados a pavimento. Jean-Jacques Rincent, por não dominar a língua portuguesa, participou apenas respondendo alguns questionamentos ao final da palestra.

A abertura foi feita pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e conselheiro do Crea-PE, Maurício Pina, que agradeceu a parceria. “É com grande satisfação que recebemos Rincent para esta atividade que apresentará as tecnologias mais modernas com relação a pavimentos”, disse. Pina também contou uma de suas experiências com a empresa francesa. “Há algum tempo conversamos sobre aquaplanagem em aeroportos, como evitar condições críticas. Fiquei surpreso com um relatório que recebi dois meses depois da conversa com a apresentação de um equipamento desenvolvido para dizer se a pista tem condições de receber as aeronaves, elaborado pela escola de engenharia francesa, a Supélec”, contou.

Durante a palestra, Philippe Beno apresentou equipamentos que poderiam ser trazidos ao Brasil para melhorar a questão do pavimento. Sobre o comentário de Maurício Pina com relação a aquaplanagem em aeroportos, Beno comentou que “um exemplo concreto de uma ideia que surgiu e se adaptou a necessidade de um cliente foi a da Infraero que está adquirindo 20 aparelhos para serem instalados nos aeroportos. Já vendemos esse equipamento na Índia, na África e toda a ideia partiu do Brasil”.

Philippe Beno fez uma breve apresentação da Rincent BTP, que possui 28 filiais e está em oito países, com uma agência no Recife. O grupo é especializado em análise e estudos técnicos, pesquisa e desenvolvimento. Beno mostrou algumas propostas da empresa nas áreas de estudos ambientais, provas de carga, radar de pavimento e desenvolvimento sustentável. Entre outros assuntos, o palestrante falou sobre exemplos de projetos de pesquisa que poderiam ser desenvolvidos juntos a universidades aqui no Brasil como a pesagem e contagem dos veículos em circulação e ensaios dinâmicos em micro e mini estacas.

O palestrante reservou parte de sua apresentação para falar especificamente sobre um equipamento desenvolvido pela Rincent que está sendo utilizado na verificação da qualidade dos serviços de pavimentação. O radar é capaz de diagnosticar se a pavimentação foi bem executada ou se apresenta erros, possibilitando a reparação da falha encontrada com maior rapidez e precisão. “O aparelho determina a espessura das camadas da superfície com precisão milimétrica e é capaz de definir também o teor de asfalto. O estudo, que envolveu três anos de pesquisa e desenvolvimento, foi feito com a Supélec em laboratório especializado em medição de características eletromagnéticas de antenas”, explicou Beno.

Vanessa Bahé
ASC Crea-PE