Definidas as datas para as eleições do Sistema Confea/Crea de 2011

As eleições para presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e dos Conselhos Regionais (Creas), este ano, serão no dia 8 de novembro. O primeiro edital de convocação deve sair em 1º de agosto e o prazo para desincompatibilização de cargos será 8 de agosto, enquanto que o requerimento de registro da candidatura deve ser feito até o dia 16 do mesmo mês.

A Comissão Eleitoral Federal (CEF) avaliará os recursos e as possíveis impugnações e no dia 24 de setembro deve sair o edital que registrará as candidaturas registradas e as indeferidas. Após a eleição, será possível entrar com recurso no Confea contra o resultado.Depois de análises da Comissão Eleitoral Federal, em 20 de dezembro será homologado o resultado da eleição.

As mesmas datas valem para as eleições dos conselheiros federais representantes dos grupos profissionais e dos diretores geral e administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua).

Para a eleição de conselheiro federal e seu suplente, representante das instituições de ensino superior de Engenharia, as datas são diferentes. A votação será em 5 de outubro. O primeiro edital de convocação será publicado em 17 de junho e o prazo para desincompatibilização de cargos é 5 de julho, enquanto que o requerimento de registro da candidatura deve ser feito até o dia 1º de agosto. Em 25 de agosto deve sair o edital com a homologação das candidaturas pelo plenário. Já a homologação do resultado deve ocorrer em 17 de outubro.

Os calendários foram aprovados durante a 2a Sessão Plenária Extraordinária de 2011 do Confea. Nesta terça-feira (14), os conselheiros se reuniram para tratar exclusivamente do processo eleitoral do Sistema Confea/Crea. Na parte da tarde e no início da noite, os conselheiros debateram sobre o regulamento eleitoral para eleição de presidentes do Confea e dos Creas.

Beatriz Leal
Assessoria de Comunicação do Confea