Engenheiros de Petrolina já colocam em prática ensinamentos em BIM do curso promovido pelo Crea-PE

Elisandro Amorim e Allison Thiago de Souza Santos participaram da qualificação gratuita realizada na cidade pelo Conselho em novembro passado

“A vida é igual a andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento.” A frase atribuída ao cientista Albert Einstein pode ser ajustada quando aplicada à vida profissional, onde é fundamental manter-se atualizado para acompanhar a evolução do mercado. Munidos por este sentimento de buscar atualizações nas suas áreas, os engenheiros Elisandro Amorim (civil) e Allison Thiago de Souza Santos (mecânica) não pensaram duas vezes ao se inscreverem no curso Introdução ao BIM (Building Information Modeling), realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), em novembro passado, em Petrolina.

O primeiro viu a oportunidade de melhorar seus projetos, atualizar conhecimentos e ter mais um diferencial para oferecer ao mercado. O segundo foi movido pela curiosidade e surpreendeu-se com os diversos usos da ferramenta, principalmente na sua área de atuação: manutenção de equipamentos em uma fazenda em Petrolina, no Vale do São Francisco.

Antes, o engenheiro civil usava o programa AutoCAD, que permite apenas uma visão 2D do projeto. “Otimiza tempo, custo, exatidão no que você projeta. Agrega qualidade ao seu trabalho”, garante Amorim. Ele explica que a ferramenta BIM ainda vai proporcionar ampliar sua área de atuação, com a possibilidade de realizar projetos junto à iniciativa pública, como prefeituras.

“Foi uma excelente oportunidade para me qualificar e o melhor é que já consegui colocar em prática o que aprendi, com um resultado melhor do que esperava”, garante Elisandro Amorim. Ele adianta que a ferramenta é mais utilizada nas regiões Sul e Sudeste, com pouco uso no Nordeste. “No interior, então, é uma realidade distante”, avalia o engenheiro, destacando que busca mais qualificação para se destacar no mercado.

“Me interessei em saber como era o curso, porque eu tinha uma ideia de como funcionava a ferramenta. Pensava que era mais voltado para a área de civil. Aí eu fui tentar entender, porque, assim como todos os outros ramos da indústria estão acompanhando a indústria 4.0, a construção civil está fazendo isso através do BIM”, relata o engenheiro mecânico.

No curso, Allison Thiago percebeu um ponto favorável à sua área de atuação: a possibilidade de fazer um acompanhamento da manutenção dos sistemas. “O mais interessante é que abrangia a minha área, porque você tem todas as fases do processo: do desenho 3D propriamente dito, a parte de nomenclatura, que você pode fazer orçamentos e análise, e depois você tem a gestão da manutenção de todo o sistema e aí entra principalmente a área de engenharia mecânica, onde você vai conseguir fazer o acompanhamento das tubulações, da manutenção periódica do ar-condicionado, extintores e da parte de campanha de combate ao incêndio”, pontua ele.

O BIM é uma ferramenta de elaboração de projetos, com modelo 3D, associada à inovação. É tida como uma mudança de cultura e de prática da construção, por exemplo. É uma modelagem que atualiza o jeito de fazer e pensar nos projetos, e em suas soluções. O modelo é realidade nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia. No Brasil, o uso do BIM é crescente e peça fundamental para a sobrevivência na indústria da construção. O Governo do Estado e órgãos públicos, por exemplo, já exigem o BIM em seus contratos.

A qualificação em BIM é um pleito dos profissionais do Crea-PE. Durante a realização dos encontros microrregionais para a confecção da pauta pernambucana para o 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco, em 2022, a realização de cursos da ferramenta foi um dos pleitos mais comuns entre todos os 18 realizados entre julho e agosto pelo Conselho Pernambucano. Em todos, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, comprometeu-se em realizar cursos gratuitos aos profissionais.

Qualificar o profissional e atualizá-lo para o mercado é uma das apostas de Adriano Lucena para os engenheiros, agrônomos e geocientistas ligados ao Crea-PE. No caso do BIM, Lucena avalia: “É uma nova cultura de como fazer projetos, entregando à sociedade, no prazo, obras com preço justo e qualidade”, comenta o presidente do Crea-PE, destacando: “O profissional precisa entender e viver esse novo tempo.” Neste ano, o Crea-PE vai ampliar o número de cidades atendidas.

Os profissionais ligados à Inspetoria Regional de Petrolina foram os primeiros a ter acesso ao curso do BIM, em novembro de 2022, promovido pelo Crea-PE

Petrolina foi o primeiro local a receber o curso Introdução ao BIM, entre 25 e 27 de novembro de 2022. Caruaru, Vitória de Santo Antão e Floresta foram os seguintes destinos, no ano passado. Entre os temas abordados: Usos BIM, Normas BIM ABNT e ISO 19.650, Integração de projeto, colaboração e interoperabilidade BIM e Implantação/ implementação BIM – PIB, PEB, BIM Mandate.

“O curso de BIM veio aqui para Petrolina com a proposta de atualizar os profissionais, mostrar as mudanças na elaboração dos projetos. Foi uma iniciativa bem aceita, bem abraçada, já que foi uma solicitação dos próprios profissionais. Foi uma experiência muito positiva”, contempla a inspetora coordenadora da Inspetoria Regional de Petrolina, Maristela Cavalcante, reforçando: “Eu espero e estamos lutando para que venham mais cursos, para que venha uma segunda etapa deste treinamento”.

A depender da atual gestão, novos cursos estão sendo formatados. E com a participação dos próprios profissionais. O Conselho está fazendo uma pesquisa com o objetivo de conhecer as necessidades de cursos de aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua. O link está circulando entre os grupos de profissionais das respectivas inspetorias, mas também pode ser acessado aqui.