Os grupos apresentaram suas propostas para o desenvolvimento das cidades

Entidades de classe, instituições de ensino e profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua participaram, nesta quarta-feira (23), do encontro preparatório para o 12º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE). Promovido pelo Crea-PE, o seminário foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife.
Na mesa de abertura, a primeira diretora financeira do Crea-PE, Rosely Monteiro, agradeceu aos presentes pela expressiva participação no encontro. “Hoje, reunimos entidades e instituições de ensino vinculadas ao Crea-PE para ouvir suas propostas de desenvolvimento das nossas cidades. A colaboração de todos é fundamental. Encerraremos este encontro com excelentes contribuições para levarmos aos congressos estadual e nacional”, enfatizou.
Representando a Reitoria, a diretora de obras e projetos do IFPE, Virgínia Gouveia, ressaltou a importância da parceria com o Crea-PE e da realização do evento na instituição. “É uma honra sediarmos um evento dessa magnitude. Há décadas, o IFPE mantém uma parceria sólida com o Crea-PE. Iniciativas tão relevantes como os encontros do CEP-PE nos dão a oportunidade de interagir diretamente com o Conselho, o que é extremamente enriquecedor”, destacou.
Dentre as entidades representadas, estiveram o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (SENGE-PE); a Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP-PE); o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (IBAPE-PE); a Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (AESPE); a Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Pernambuco (ABENC-PE); a Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP-PE); a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Petrolina (ASSEA); e o Clube de Engenharia de Pernambuco. Também participaram representantes do IFPE, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
O coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER), José Roberto da Silva, destacou a relevância do encontro por se tratar da primeira edição microrregional voltada especificamente para as entidades e instituições de ensino. “Em nome das entidades, agradeço à gestão do presidente Adriano Lucena por abrir este espaço tão importante, onde podemos propor ideias e apresentar as nossas contribuições”, afirmou.
No debate, os participantes elaboraram propostas nos eixos temáticos: acessibilidade e mobilidade urbana; saneamento básico; engenharia pública; qualidade ambiental; e desenvolvimento sustentável e energético para os municípios. Os projetos apresentados abordaram temas como: descontaminação de áreas de cemitérios; uso de tecnologias de baixo custo para a construção de moradias populares; macrodrenagem integrada nos municípios; geração de energia solar em comunidades e prédios públicos; e a implementação de um modelo de transporte público multimodal.
Ao final, foram eleitos delegados para defender as propostas no Congresso Estadual, que será realizado no dia 2 de agosto, no Recife: a geóloga Lara Tainá, o engenheiro de pesca Assis Lacerda e o engenheiro civil Henrique Câmara, todos conselheiros do Crea-PE.















