Crea-PE

Profissionais do Litoral Sul pernambucano contribuem com propostas para o fortalecimento do Sistema Crea/Confea e Mútua

Encontro preparatório para o 12º CEP-PE aconteceu no município do Cabo de Santo Agostinho

Profissionais do Litoral Sul pernambucano tiveram a oportunidade, na noite dessa quinta-feira (24), de apresentar suas ideias para ajudar a construir o futuro da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, durante o encontro preparatório para o 12º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE) realizado no Cabo de Santo Agostinho. O evento aconteceu no Campus das Engenharias da Unidade Acadêmica da UFRPE.

Na abertura dos trabalhos, o conselheiro do Crea-PE e coordenador-adjunto da comissão organizadora do CEP-PE, Stênio Cuentro, destacou que o encontro é uma oportunidade para os profissionais contribuírem com propostas que nortearão as ações do Sistema Confea/Crea e Mútua, focadas no desenvolvimento sustentável das suas comunidades. “Estamos reunidos para debater os anseios da cidade do Cabo de Santo Agostinho em relação à engenharia urbana, com a missão de construir propostas de intervenção a partir do que conhecemos sobre a cidade”, afirmou.

O inspetor coordenador do Crea-PE no Cabo de Santo Agostinho, Lenivaldo Santos, agradeceu a presença de todos os participantes. “É muito significativo que cada um de vocês tenha dedicado seu tempo para estar aqui. Essa participação é essencial para a construção de políticas públicas que atendam aos interesses de toda a sociedade”, ressaltou.

A partir do tema “Desenvolvimento Sustentável das Cidades”, os profissionais do Cabo de Santo Agostinho elaboraram duas propostas ligadas aos eixos temáticos qualidade ambiental e engenharia pública. A primeira trata da requalificação de corpos hídricos em áreas urbanas, e a segunda propõe o fornecimento de assistência profissional gratuita, por parte do município, para auxiliar a população na construção de moradias populares.

Participando pela primeira vez de um encontro microrregional, a engenheira civil Viviane Rodrigues caracterizou o evento como um espaço importante para a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos. “Além de ter a oportunidade de trazer minhas ideias para a pauta do CEP-PE, o encontro também me proporcionou um networking valioso. Conheci novas pessoas e interagi com profissionais de diferentes áreas”, enfatizou.

No Cabo de Santo Agostinho, três engenheiras civis foram eleitas delegadas para representar a microrregional: Istefane Maria da Costa, Viviane Rodrigues e Monalysa Borges. Elas defenderão as propostas no Congresso Estadual, no dia 2 de agosto, no Recife. Na ocasião, também serão escolhidos os representantes que levarão as propostas de Pernambuco para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que ocorrerá em Vitória, capital do Espírito Santo, no mês de outubro.

Pular para o conteúdo