Equipe do Crea-PE realiza palestra na Refinaria Abreu e Lima

A pedido da Gerência do Empreendimento Refinaria Abreu e Lima, o Crea-PE realizou, na tarde de ontem (16), para engenheiros da Petrobrás, uma palestra sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) on-line, ARTs de cargo e função técnica, assim como apresentação sobre o Sistema Confea/Crea. A palestra teve como objetivo principal esclarecer dúvidas dos profissionais, parte deles vindos de fora do Estado, sobre a ART e a regularização no Conselho. A apresentação foi realizada no auditório da Gerência com a participação do chefe de gabinete, Osvaldo Fonsêca, do inspetor coordenador do Cabo, Jomar Martins, da gerente de TI, Aurinéia Santana, da gerente de Controle de Processos, Eugênia Falcão, da chefe da Divisão de Atendimento, Vanda Carvalho, e da chefe da Divisão de Apoio às Inspetorias, Maristela Portela.

O chefe de gabinete do Crea-PE, o arquiteto Osvaldo Fonseca, iniciou a palestra mostrando uma apresentação ampla sobre o Sistema. Osvaldo falou sobre a importância do engenheiro para a sociedade e, logo após, deu ênfase as questões da ART. Destacou três assuntos indispensáveis para exercer a profissão como a legislação profissional, as normas da ABNT e o código do consumidor. “O Crea não serve só para multar. O Conselho tem a atividade maior de proteger a sociedade do mau uso e do exercício ilegal da profissão. Nós vendemos segurança à sociedade”, explicou.

O arquiteto comentou em mais detalhes a resolução 1.025, que dispõe sobre a ART e o Acervo Técnico Profissional. “A ART é uma conquista do profissional. Com ela, o profissional tem o seu currículo comprovado e ainda é atemporal”, disse Osvaldo. Em seguida, a gerente de TI, Aurinéia Santana, fez uma apresentação mais didática explicando o passo a passo para o preenchimento da ART on-line. Entrou no portal, apresentou os serviços oferecidos e solicitou um CPF para que pudesse mostrar como cadastrar um email no Crea-PE para receber a senha individual de acesso ao portal. Aurinéia explicou também as diferenças entre a ART de cargo e função e de obra e serviço.

Durante as apresentações, os profissionais presentes puderam tirar dúvidas quanto a importância da ART de cargo e função, de como podem ser informadas as atividades executadas por cada um, em equipe ou individualmente, entre outras. Ao final, foi acordado com os participantes o retorno de um grupo do Crea-PE para fazer um mutirão para realizar a regularização dos profissionais.

Vanessa Bahé
ASC Crea-PE