Crea-PE

José Mário participa de reunião do Colégio de Presidentes em Santa Catarina

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participa de 16 a 18 de maio, em Florianópolis, da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Presentes também ao evento estão os presidentes do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo, e dos demais Creas do País, além do presidente da Mútua Nacional, José Wellington Costa.

 

Na abertura do encontro, o presidente José Mário Cavalcanti fez, durante os informes, uma pequena explanação quanto ao êxito alcançado pelo Crea-PE, quando da realização da Audiência Pública sobre as Obras da Copa de 2014, realizada no dia 19 de abril, no Recife. “Mesmo levando em conta as adversidades surgidas naquele dia em que o Recife parou por conta das fortes chuvas ocorridas, realizamos um evento bastante exitoso não só em função do público presente, que ultrapassou 200 pessoas, mas, principalmente, pela riqueza das informações que nos foram prestadas pelos representantes do Governo do Estado, da Prefeitura da Cidade do Recife e do Consórcio Odebrecht responsável pelas obras do mundial, palestrantes do evento”, disse o presidente José Mário.

Outro assunto abordado por José Mário, diz respeito à preocupação do presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco (CEP), Alexandre Santos, quanto à necessidade de ser considerada nas construções dos novos ramais ferroviários em bitola larga, a viabilidade de colocação de um 3º trilho, em bitola métrica. “Segundo especialistas, mais de 75% da malha nacional foi construída com bitola métrica e, por uma questão racional, necessita de integração com os novos ramais, que são corredores de exportação e de interesse estratégico do Governo, das corporações produtoras e do povo brasileiro, sendo o tema por demais importante, justificando a preocupação do presidente Alexandre Santos”, explicou.

Entre os destaques da pauta do encontro estão as palestras sobre "Política de Desenvolvimento de Transporte Logístico do Estado de Santa Catarina", ministrada pelo presidente do Deinfra-SC, Paulo Roberto Meller; e sobre "Desenvolvimento Tecnológico", abordado pelo Presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Rui Luiz Gonçalves. Na oportunidade também será assinado, contrato para formalização de Convênio de Crédito Imobiliário, pelo gerente Geral da Agência Universitária da Caixa Econômica Federal (CEF), Orlando Elpo Filho. Hoje à tarde está marcada uma coletiva à imprensa que será informada sobre o lançamento oficial e programação da 68ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (SOEAA) –, um dos maiores eventos da área tecnológica do País. A solenidade será às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), reunindo lideranças políticas, empresariais e profissionais do Estado e representantes do Conselho. Na oportunidade, será lançado também o selo e carimbo comemorativos a 68ª SOEAA. Também integra a pauta da reunião do Colégio de Presidentes a palestra sobre o projeto "Melhoria da Gestão para o Desenvolvimento da Cadeia Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras", que será feita pelo assessor da presidência da Petrobras e coordenador Geral da Rede de Melhoria da Gestão para o Desenvolvimento da Cadeira Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras, Sydney Granja Affonso. Entre outros assuntos destacam-se a exposição sobre "Fiscalização simultânea dos Creas com ênfase na presença de profissionais estrangeiros", pelo coordenador do Projeto Fiscalização/Confea, João Augusto de Lima; e a apresentação do "Balanço das Audiências Públicas Confea/Crea em Campo", pelo assessor de Comunicação e Marketing (Acom), Aloísio Soares Lopes. 68ª SOEAA – A 68ª SOEAA acontecerá de 27 a 30 de setembro no Centrosul, em Florianópolis, com o tema "Pesquisa e Inovação Tecnológica: Conhecimento Profissional a Serviço do Desenvolvimento Sustentável. Realizado pelo Crea-SC, Confea e Mútua Caixa de Assistência, com apoio do Colégio Estadual das Entidades de Classe (Cedec), o evento reunirá um público de mais de 3 mil profissionais e 500 estudantes da área tecnológica. A Semana abrigará também a ExpoSOEAA– Feira Tecnológica, onde empresas privadas, públicas e ONGs apresentarão as últimas novidades, com previsão de 5 mil visitantes.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo