Crea-PE

Equipes do Crea-PE se destacam na consolidação do Programa 8S

Cinco setores tiveram as melhores avaliações na execução do método de gestão, em 2022, principalmente no uso racional de energia, redução e reutilização de papel, além da melhoria no ambiente de trabalho

O uso de energia de forma racional, a redução e reutilização de papel e a melhoria do ambiente de trabalho foram os principais ganhos do Crea-PE, com o Programa 8S, em 2022. A Assessoria de Segurança do Trabalho (AST) , as gerências de Gestão de Pessoas (GGP) e de Integração e Excelência (GIE); a Coordenação de Apoio às Inspetorias (CAI) e a Presidência foram os setores que mais se destacaram, na segunda avaliação do programa, realizada em dezembro do ano passado.

Outro destaque foi o setor da Copa, que conseguiu a maior evolução dentro do programa, saindo do nível de eficiência de 32% para 57%, segundo os parâmetros de avaliação do 8S. De acordo com Eline Souza Mateus Lins, auditora líder do programa 8S do Crea-PE, o setor está com armários e bancadas mais organizados, mas contou muito mais a motivação, engajamento, determinação e união da equipe.

A auditora explicou que o objetivo do Programa 8S é a melhoria do ambiente de trabalho, com o aumento no nível de qualidade do serviço, através da satisfação dos colaboradores. Segundo Eline Lins, o programa busca otimizar os resultados da gestão. “O objetivo é mudar de fato o comportamento dos colaboradores, com a padronização de processos, qualificação, melhoria nas relações pessoais e preocupação com a saúde e o bem-estar”, enfatizou.

O Programa 8S do Crea-PE foi implantado em 2021, sob o comando do coordenador do Comitê de Modernização da Gestão (CMG), Florêncio Absalão. Para realizar a primeira auditoria, no final de 2021, foram cumpridas algumas etapas como treinamento, capacitação e formação de auditores. Também foram elaborados materiais para auditagem, como check list e plano de ação das não conformidades. A segunda auditoria aconteceu em dezembro de 2022, após a consolidação do programa.

Para a auditora líder, o desafio em 2023 é a melhoria contínua do programa com a intensificação das ações, não apenas na sede do Crea-PE. A partir de maio, o Programa 8S começa a ser implantado nas 17 Inspetorias do Conselho espalhadas pelo Estado.

Pular para o conteúdo