Crea-PE

Especialista em Energética da UFPE fala sobre fontes alternativas de energia

Recife, 12 de julho de 2013

O professor do Departamento de Energética da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Heitor Scalambrini, critica a falta de investimentos dos Governos do Estado e Federal na produção de energia elétrica nas matrizes eólica e solar para abastecer as indústrias e residências. De acordo com Scalambrini, 80% da energia gerada no País são originadas nas hidroelétricas e os outros 20% por termoelétricas. Assista aqui a entrevista completa.  

“A utilização de fontes renováveis de energia, como o caso da água, também gera impactos, produzindo gases de efeito estufa em reservatórios de águas. Além disso, nós temos problemas de impactos sociais, como no caso de Belo Monte, Giral e Santo Antônio”, afirma Scalambrini.

O professor ressalta que é importante a busca de novas alternativas, já que o Brasil tem um grande potencial para a produção eólica e solar, devido à condição geográfica do País. “Na verdade, falta é vontade política para a aplicação dessas alternativas na matriz energética”, apontou.

Scalambrini criticou a proposta do Governo de Pernambuco em construir uma usina nuclear, considerando a ideia como uma “aberração”. A maior preocupação do professor é com relação ao destino dos resíduos nucleares e a possibilidade de acidente. O governador Eduardo Campos apresentou a intenção de instalar uma usina nuclear na cidade de Itacuruba, a 481 quilômetros do Recife.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo