Estão abertas as inscrições para o curso de Inspeção Predial em Estádios de Futebol

Recife, 16 de novembro de 2009 – O Clube de Engenharia de Pernambuco e o Instituto Pernambucano de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ipeape), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), realizam, entre os dias 25 a 28 de novembro, no Recife, o curso de Inspeção Predial em Estádio de Futebol. As aulas serão ministradas pelos professores e engenheiro civil Romilde Almeida Oliveira e o engenheiro eletricista Carlos Campos, na sede Clube de Engenharia, localizada na Rua Real da Torre, nº 501, Madalena.

O objetivo da capacitação é apresentar as diretrizes básicas e requisito mínimo para elaboração de laudos de inspeção, a partir de vistoria de engenharia em estádios de futebol, conforme determinado no Decreto Federal 6.795 de 16 de março de 2009, e regulamentado na Portaria do Ministério do Esporte 124 de 17 de julho de 2009. O curso dará as condições mínimas exigidas para o cadastro dos profissionais junto ao Crea-PE, o qual irá elaborar uma lista a ser disponibilizada para o Ministério do Esporte (ME), Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com os nomes de profissionais habilitados para estes serviços de Engenharia e Arquitetura.

As aulas serão ministradas entre os dias 25 e 27, das 18h às 22h. Já no sábado, o programa inicia de 8h às 12h e das 13h às 22h, totalizando 22 horas/aulas. O valor do investimento é de R$ 300. Sócios em dia do Clube de Engenharia e do Ipeape pagam R$ 250. As inscrições estão sendo realizadas na sede do Crea-PE, na Av. Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro. O pagamento deve ser feito em depósito no Banco Real, na agência 0295 e a conta corrente 7791373-01. Mais informações 3445-2221.

Abaixo segue o programa: Apresentação dos conceitos e definições de Vistoria, Inspeção e Manutenção, conforme a Norma de Inspeção do IBAPE/SP – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, ABNT NBR 5674 – Manutenção de Edificações: Procedimentos e ABNT NBR 13752 – Perícias de engenharia na construção civil.

Apresentação do critério e método para as vistorias e inspeções nos estádios de futebol que abrange:

(i) formas de constatação e classificação das não conformidades técnicas, de uso e de manutenção nos diversos sistemas construtivos;

(ii) classificação quanto à origem em falhas e anomalias;

(iii) classificação quanto ao grau de risco, de acordo com aspectos de segurança, saúde, deterioração precoce e perda de desempenho, operacionalidade etc.

Apresentação das listas de verificações, requisitos mínimos, nos termos da Portaria 124, com destaque para os seguintes sistemas construtivos: estrutura; impermeabilização; vedações; revestimentos; esquadrias; coberturas e telhados; instalações hidráulicas; instalações elétricas; proteção contra descargas atmosféricas; combate a incêndios e segurança.

Comentários sobre as listas de criticidade e orientações técnicas que deverão conter nos Laudos

Apresentação de casos práticos de inspeção predial com emprego dos conceitos, métodos e critérios apresentados.

Tópicos essenciais para elaboração do Laudo

Responsabilidade profissional

Panorama dos estádios pernambucanos

Visita técnica a um estádio de futebol

Público Alvo: engenheiros civis, arquitetos, arquitetos e urbanistas, engenheiro mecânico, engenheiros eletricistas, engenheiros agrônomos, que desejam se cadastrar nos Creas para a prestação de serviços de elaboração de Laudos de Vistoria de Engenharia ou Inspeção Predial nos estádios de futebol brasileiros.